Um bom profissional deve estar sempre buscando meios para se atualizar e se destacar na profissão, buscando desde a faculdade fazer as melhores escolhas. Dessa forma, listamos abaixo os aparelhos de Enfermagem essenciais e necessários que você deve levar consigo no dia a dia.
Um dos equipamentos de Enfermagem mais conhecidos é o aparelho medidor de pressão. O controle regular dos níveis de pressão serve para verificar diversas complicações de saúde e, por isso, é tão importante ter este aparelho. Você poderá escolher várias opções, entre elas o esfigmomanômetro ou aparelho de pressão digital.
O medidor digital oferece praticidade, é rápido e de fácil utilização, inclusive pelo próprio paciente que optar por comprar para medir e acompanhar a própria pressão regularmente em casa. Já os esfigmomanômetros não são aconselhados para medição domiciliar, sendo necessário o auxílio de um profissional para bombear e realizar a constrição.
Não somente utilizado para medir febre, o termômetro pode indicar diversas doenças através da medição da temperatura corporal. Hoje existem muitas opções de termômetros, desde os mais modernos e digitais, até os mais simples encontrados em qualquer loja de equipamentos médicos.
No Brasil, a opção mais comum é o termômetro de mercúrio, que é feito de vidro e contém uma faixa de mercúrio que indica a temperatura. Porém, os profissionais não estão mais recomendando este aparelho, pelo fato de seu descarte indevido causar contaminações ao meio ambiente. Em contrapartida, os termômetros digitais estão tomando o lugar dos termômetros tradicionais por serem práticos e sustentáveis, e considerados melhores pela relação custo-benefício.
O oxímetro de pulso é um equipamento não invasivo e consiste em um pequeno par de diodos emissores de luz que refletem fotodiodos. Através de uma parte translúcida do corpo do paciente, ele determina indiretamente a taxa de concentração de oxigênio no sangue do paciente. O equipamento em geral é conectado a um monitor que indica também a frequência cardíaca.
Outros itens importantes que não são exatamente aparelhos de trabalho dizem respeito aos EPIs, ou seja, os equipamentos de proteção individual, sendo estes luvas, máscaras, toucas e sapatos de segurança. É indispensável para o profissional de Enfermagem que sejam utilizados sempre materiais novos e esterilizados e de acordo com as normas regulamentadoras.
A faculdade de Enfermagem tem duração mínima de cinco anos, e possui muitos aspectos semelhantes ao curso técnico de Enfermagem - que tem duração de cerca de dois anos -, porém, a primeira opção dará ao profissional mais chances de crescimento profissional.
Ambos os profissionais (com curso técnico ou auxiliar) poderão exercer atendimentos de curativos, aplicação de vacinas, higienização de pacientes e outros cuidados básicos. Porém, o profissional de Enfermagem com formação acadêmica poderá atender pacientes com um nível maior de complexidade, o que torna a profissão mais desafiadora.
Conheça mais sobre os aspectos da faculdade de Enfermagem, do curso ao mercado de trabalho.
Baixe também, gratuitamente, o e-book do curso e saiba tudo sobre essa graduação!