Pedagogia fora das salas de aula: vamos descobrir novas perspectivas de carreira?

    Introdução

    Vamos falar sobre pedagogia? Já parou pra pensar em como essa profissão é abrangente? Não? Então prepare-se, você vai ficar admirado com tantas opções de área de atuação que são possíveis para o formado nesse curso.

    Algumas delas são mais visadas e acabam criando uma aura equivocada e cercada de senso comum. Se engana quem pensa que ao se tornar um pedagogo terá dificuldade em conseguir um bom emprego e ter uma carreira sólida e próspera.

    Então se você é uma pessoa que está pensando em se graduar em pedagogia ou já iniciou o seu curso e quer saber um pouco mais sobre o que te espera lá na frente, fique com o coraçãozinho tranquilo, você chegou ao lugar certo! “Hey ho let’s go” descobrir mais sobre essa profissão linda?

    Pedagogia, uma carreira abrangente

    Todo mundo acha que o pedagogo resumidamente atua em salas de aula, não é? De fato ele é muito importante lá. Nessa posição o formado em pedagogia é responsável por todos os outros profissionais do futuro, afinal ele é que capacita os alunos em todo o processo de aprendizagem, na realidade em que ele se encontra.

    A magia de seguir essa carreira é alcançar, por meio de técnicas e ferramentas adequadas para cada idade e cada público, o sucesso para transmitir o conhecimento da melhor forma possível, além de enxergar e desenvolver o potencial de cada “serumaninho” curioso daquele.

    Mas ser pedagogo não se restringe somente em ser professor.

    Atualmente existem diversas carreiras que podem ser exercidas em outros ambientes como empresas e hospitais por exemplo, e mais detalhes você confere seguindo essa super leitura!

    1. Professor

    Sua principal função é lecionar. No ensino infantil, fundamental, médio ou para adultos, aqui você será o responsável por transmitir conhecimentos básicos diversos sobre ciências, arte, matemática e todas aquelas matérias que te faziam fritar os neurônios na hora das provas.

    O mais importante para quem pretende seguir essa carreira é desenvolver seu próprio método de ensino. Para isso é necessário ter como base as necessidades individuais dos alunos e visar atendê-las da melhor forma naquele ano letivo.

    Cada turma é de um jeito. Para conseguir chegar até o coração e mente, e transferir tudo o que você sabe aos alunos, você precisará ter cautela para balancear teoria e prática, e acima de tudo falar a língua deles.

    Esse é o caminho para ser aquele professor que todo mundo ama e aprende em cada pedacinho da aula!

    2. Supervisor Escolar

    O profissional dessa área tem como função básica orientar o grupo de professores. Aqui o pedagogo irá desafiar, instigar, questionar, motivar, despertar neles o desejo, o prazer e o envolvimento com o trabalho, sempre exaltando as alegrias dos resultados obtidos.

    Além de toda essa parte motivacional, ele também é responsável por gerir o relacionamento entre os educadores da equipe. O principal objetivo é orientá-los e buscar manter a convivência entre eles saudável e positiva, afinal, tudo isso se reflete em sala de aula.

    3. Gestor Escolar ou Diretor

    Esse é o profissional encarregado de planejar e executar todas as regras e ações corretivas dentro de uma instituição de ensino. É ele que cuida da qualidade do ensino por meio de diversas estratégias, lidera a elaboração do Projeto Político Pedagógico e facilita a construção do currículo escolar.

    Uma responsabilidade imensa, não é? E não acaba por aqui! O gestor escolar também tem o papel de promover parcerias entre educadores, coordenadores e funcionários no processo de construção do plano de ensino.

    Cabe a ele ainda acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, detectar suas deficiências e dificuldades, a partir daí, reorientar a forma de ensino, para que todos sejam munidos do conhecimento necessário para evoluir na vida escolar.

    4. O Professor de Educação Especial

    Aqui o pedagogo assume o papel de facilitador no processo de aprendizagem de pessoas que apresentem algum tipo de limitação, como autistas, disléxicos, surdos, cegos entre outras necessidades especiais.

    Para ter sucesso, o formado em pedagogia precisará ministrar suas aulas usando técnicas diferenciadas de ensino. Elas por sua vez ajudarão estes alunos a desenvolverem mais e melhor sua capacidade de compreensão dos conteúdo ministrados, de forma saudável, prazerosa, leve e sem tantas dificuldades nesse percurso.

    É uma baita responsabilidade? Sim! Mas também uma imensa recompensa diária de gratidão com as melhorias contínuas na vida dessas pessoas, que graças ao seu esforço, poderão ter uma vida cada vez mais normal e até independente!

    5. Pedagogia Empresarial

    Essa carreira que é bastante promissora e uma alternativa para quem não pretende focar somente na área de ensino. O foco do pedagogo nesta carreira é desenvolver as equipes por meio de mudanças técnicas e comportamentais individuais, de acordo com os valores e missão da empresa.

    O trabalho é realizado em parceria com a área de gestão de pessoas ou de recursos humanos. Sua responsabilidade será elaborar e executar o treinamento dos profissionais a cada novo procedimento ou contratação da empresa. Quem diria que a pedagogia também seria tão importante dentro de uma empresa, em?

    6. Pedagogia hospitalar

    Esta é provavelmente uma área que você não conhecia. Aqui o pedagogo atua dentro de hospitais e instituições de saúde. Sua tarefa é propor práticas educativas às crianças que estão ali por um longo período devido a tratamentos intensivos.

    Também será requisitado nessa posição que o profissional coloque em prática seus conhecimentos relacionados ao desenvolvimento infantil e ao bem-estar psicológico. Isso é necessário para que consiga promover não só conhecimento e aprendizagem, mas o interesse e o desejo pelo ato de aprender, além da busca pela saúde e qualidade de vida.

    A presença de pedagogos para crianças e adolescentes que passam por esses tratamentos é fundamental. Ao permitir que eles sintam que ainda são capazes, apresentam melhorias motivacionais significativas, que contribuem tanto com a educação quanto com o tratamento!

    7. Orientação educacional

    Ao lado da direção e coordenação escolar, esse profissional será o responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, refletindo sobre eles os valores morais e éticos na resolução de conflitos.

    É ele também que dará assistência a estudantes que têm dificuldade de aprendizado ou que apresentam algum comportamento não habitual. Seu dever será ajudar na melhoria do processo de aprendizado por meio de métodos pedagógicos e psicológicos.

    8. Produção de material educacional

    Essa área é também daquelas que fogem da atuação em sala de aula, mesmo permanecendo dentro da educação. Quem opta por essa carreira atua na elaboração e edição de materiais didáticos.

    Isso não se resume apenas em escrever livros, mas também em produzir vídeos educativos, videoaulas direcionados para cursos online e programas de computador voltados para a aprendizagem, como os jogos educativos.

    Além dessas carreiras, o pedagogo ainda pode atuar em cargos de consultoria, projetos de ONGs, órgãos públicos e secretarias de ensino, museus, brinquedotecas.

    O Mercado de Trabalho na Pedagogia

    Uma coisa nessa carreira é certa: sempre haverá procura por profissionais dessa área. Sua formação prepara para atuar em diversos campos e isso é uma vantagem!

    E por quê? Nós dizemos! Os pedagogos são os pilares da sociedade. Não fossem eles, não haveriam tantas profissões e cidadãos cíveis, concorda?

    Não se preocupe com os estágios, deixe esse medo de lado. Para as escolas atuais, os estagiários são bem visados por trazerem um novo olhar sobre o ensino. Sem contar as iniciativas governamentais, que oferecem além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o programa de Residência Pedagógica.

    O que isso significa? mais de 45 mil vagas por edital para conseguir alguma vaga, sair com o seu estágio e de quebra, uma bolsa auxílio ao mesmo tempo! Viu só que show?

    Além disso, existe uma grande possibilidade de você conseguir colaborar com os planejamentos e com a didática quando estiver dentro da instituição de ensino. Assim, ao passo em que você contribuir com uma nova visão para a escola, também conseguirá adquirir novos conhecimentos.

    A chave do sucesso para quem quer ser pedagogo é continuar evoluindo. Especializações, mestrados, entre outras extensões, conseguem garantir um futuro próspero. Inovar e ser criativo também são características essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

    Saber trabalhar com a tecnologia, com o desenvolvimento de métodos de aprendizados voltados para dinamismo e atração, também são diferenciais. E se você se empenhar nisso, pode ter certeza de que terá um futuro brilhante.

    Quem não gostaria de ganhar um bom dinheiro fazendo o que gosta, não é? Pois saiba que hoje os cargos que pagam os melhores salários são os que envolvem atividades de direção e administração de pessoal.

    Então se o seu objetivo é conseguir um salário bem bacana e não quer necessariamente estar dentro da sala de aula, busque por esses cargos, pois normalmente tendem a pagar salários mais altos que no serviço público ou em escolas particulares, ok?

    Pedagogia é sinônimo de sucesso sim!

    Desde 2009 o curso de Pedagogia segue no topo da lista de graduações com o maior número de matrículas em nosso país, estando entre as três primeiras posições no ranking e atrás apenas do Curso de Direito e de Administração.

    A pedagogia é importantíssima no papel da educação de crianças e jovens. A garantia da evolução intelectual dos adultos do futuro está com esses profissionais dedicados e que precisam ser cada vez mais da valorizados pelo real valor que representam para a sociedade.

    A chave para transformar a nossa sociedade num lugar mais equilibrado e de gerar pessoas mais críticas e tolerantes está nas mãos dessas pessoas. É uma grande responsabilidade, mas temos fé de que isso um dia será alcançado.

    Bom, agora você já sabe que a pedagogia possui várias áreas de atuação, e que o mercado de trabalho é amplo e com oportunidades super interessantes. Não esqueça de buscar uma faculdade de excelência e que te ofereça o melhor ensino, ok? Isso será um divisor de águas para o seu sucesso!

    Esperamos que esse material tenha te ajudado e que você tenha decidido por seguir essa carreira linda! Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!