Passo a passo: saiba como se preparar para uma entrevista de emprego!

     

    Quem nunca ficou nervoso ou ficou em frente ao espelho treinando para se sair bem em uma entrevista de emprego? A maior parte das pessoas fica bastante apreensiva quando possuem alguma entrevista, principalmente quando o que está em jogo é uma vaga naquela empresa tão sonhada ou aquele emprego tão esperado, cujo salário poderá resolver grande parte dos seus problemas financeiros.

    Conseguir a aprovação nessa entrevista de emprego e conquistar a vaga do cargo tão almejado é o que grande parte da população quer! Normalmente, toda e qualquer entrevista de emprego gera uma grande ansiedade e muito receio.

    O medo de ser reprovado, de não ser aceito naquele momento ou de não saber quais perguntas o entrevistador fará, e quais respostas poderá dar a ele, geram sentimentos negativos dentro do indivíduo, que podem, inclusive, permanecerem após a entrevista, assim como dificultarem o próprio momento da entrevista.

    Por isso, pensando em você e no momento de uma entrevista de emprego, selecionamos 6 elementos fundamentais, os quais você deverá tomar atenção no momento que está se preparando para conquistar a vaga tão desejada. Temos a certeza que a partir disso você ficará mais confiante e deixará de lado todo o nervosismo desse momento:

    1. Controle a ansiedade e o nervosismo antes, durante e após a entrevista

    Toda situação em que você é o foco da atenção do outro e que está sendo avaliada pelo seu comportamento e pelo que diz, seja por meio da linguagem verbal ou não-verbal, gera por si só, uma grande apreensão e, consequentemente, ansiedade, nervosismo, pânico etc. É importante antes da entrevista conhecer-se e perceber o quão ansioso você está.

    Na maioria das vezes, tais sentimentos trazem consigo dificuldades e comportamentos que podem dificultar o bom andamento da entrevista. Aquele branco no momento da resposta, uma resposta não pensada minuciosamente ou dada incorretamente, aquela dificuldade verbal em responder ou perguntar sobre algo, por exemplo, gaguejar, não ser claro no que diz, usar da informalidade ou de palavras não aceitáveis nesta situação formal podem prejudicar o momento.

    Por isso, verifique o quão ansioso está e, caso precise, procure encontrar uma maneira de deixar esses sentimentos de lado — meditar, tomar chás naturais calmantes, correr e conversar podem ser elementos que ajudem você a relaxar e a controlar seu nervosismo e afins. Confie no seu potencial, deixando transparecer que as suas conquistas importam e mantenha o pensamento no presente, não deixe ele voar para o futuro. Ter uma postura de “pés no chão” ajuda muito na transmissão de confiança, por exemplo.

    2. Pesquise informações sobre a empresa

    Não há nada mais satisfatório em uma entrevista de emprego do que encontrar um candidato que se apresente fã da empresa que está se candidatando.

    Saber informações sobre a história da empresa, seus principais serviços disponíveis à sociedade, a importância de tal instituição para o mercado de trabalho, cidade e sociedade, seus principais fundadores e chefes, assim como os projetos apoiados e desenvolvidos pela empresa, fazem com que o entrevistador olhe para o candidato com mais cuidado e atenção, afinal, um candidato que se mostra interessado pela empresa não é um candidato qualquer. Esse pode ser o seu diferencial!

    3.Transmita confiança e responsabilidade

    Um dos elementos fundamentais é o que você transmite ao entrevistador. Empresas sérias estão atrás de candidatos sérios, que transmitam confiança e responsabilidade. Para isso, tome cuidado com as perguntas no momento da entrevista.

    É nesse momento que você pode ser pego de surpresa! Falar sobre todas as vezes que deixou de fazer alguma atividade no trabalho anterior porque não sabia ou porque esqueceu; falar da vida dos seus colegas ou do quão difícil era o seu antigo chefe ou de sua antiga empresa de trabalho está fora de cogitação.

    A ideia é que ao responder, você tenha convicção pelo que diz e mostre os princípios pelo quais você é formado e quais defenderá na empresa, assim como mostrará a responsabilidade em assumir um novo momento de sua vida em uma nova empresa. A partir disso, sua competência, responsabilidade, confiança e força de vontade serão colocadas em jogo.

    4. Tome cuidado com a linguagem verbal e corporal

    A linguagem é o meio de comunicação mais importante durante a entrevista, pois é a partir dela que você expressará seus objetivos, responderá às perguntas e, sobretudo, deixará se mostrar, por isso, usá-la com cautela é de extrema importância.

    Antes da entrevista, prepare-se para esse momento. Cuide de seu aspecto visual: use roupas e sapatos adequados, de preferência neutros, sociais e simples. Cuidados básicos de higiene também não podem ser deixados de lado: fazer as unhas, a barba, o cabelo e cuidar do hálito mostra que você é alguém que se cuida, que está preocupado com a ocasião e com o que vai transmitir ao outro, ou seja, pensa no outro além de si mesmo.

    Usar perfumes e maquiagem fracos nesse momento é o mais adequado. Lembre-se, você está indo a uma entrevista de emprego, e sua imagem é importante para a empresa, a partir dela você mostrará quem é.

    Mostre-se simpático, atencioso, educado e interessado na vaga a qual está disputando. Falar olhando nos olhos do entrevistador e com convicção e não interromper a fala do outro no momento da entrevista mostra o quão educado e paciente você é. Ser sincero nas respostas e não omitir informações relevantes sobre você mostra o quanto valoriza a honestidade.

    Lembre-se que sua fala deve ser organizada, direta e pontual. Falar rapidamente, desviar o foco do assunto ou mentir não o ajudará em nada na entrevista, por isso, pontuar algumas perguntas e respostas possíveis é fundamental!

    5. Eleja perguntas e respostas possíveis de serem usadas

    Algumas perguntas são cruciais no momento da entrevista, portanto, treinar as respostas e como as responderá é importante nesse momento.

    Tradicionalmente, várias perguntas são realizadas em torno de você, do seu antigo emprego, de sua carreira profissional. Falar sobre o seu objetivo na empresa ou o motivo pelo qual está em busca da vaga, qual salário pretende ganhar ou acredita ser bom para exercer a função disponível, o motivo pelo qual saiu do outro emprego e está desempregado são questões que, com toda certeza, serão perguntadas.

    Não expor a outra empresa ou os seus antigos colegas de trabalho é uma atitude avaliada nesse quesito. Falar sobre sua trajetória profissional ao longo dos anos de sua carreira, sobre as funções exercidas até então, e sobre como você encara determinadas situações, são questões sempre relevantes.

    Algumas perguntas nunca deixam de ser questionadas neste momento, por exemplo: Por qual motivo possui interesse na vaga disponibilizada?; Qual sua pretensão salarial?; Qual a sua disponibilidade para atuar na vaga?; Por qual motivo saiu do seu último emprego? Etc.

    Refletir sobre as respostas antes mesmo da entrevista, leva-o a uma resposta adequada àquele momento.

    6. Planeje a entrevista como se o emprego já fosse seu

    Pense na entrevista como se o emprego já fosse seu! O ideal é sentir-se confortável com a situação de entrevista e, assim, seja sempre você mesmo. Planejar o momento da entrevista como se já tivesse ganho o cargo pode lhe ajudar a sentir-se seguro, confiável em você mesmo e sintonizado com o local o qual poderá fazer parte.

    Pense que a vaga pode ser sua, por isso, projetar-se com essa ideia — de que você já está trabalhando naquele ambiente pode ajudá-lo a sentir-se melhor!

    Após a entrevista, não deixe de aproveitar o momento e permita-se conhecer mais sobre a empresa. Tomar um café e conversar com alguns funcionários pode fazer do momento de dúvidas um momento de certeza!

    Não deixe de compartilhar suas dúvidas com outras pessoas, elas também podem auxiliá-lo para ter êxito na entrevista de emprego, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, nas redes sociais, as dicas acima! Pois assim, você também estará auxiliando-os a tirarem as suas dúvidas.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!