Os cursos de graduação EaD e a modalidade de ensino a distância são alvos frequentes de muitos mitos e preconceitos. Ainda que o ensino superior passe por um momento de transformação no Brasil, e a modalidade presencial esteja encarando mudanças de atitude e pensamento por parte dos interessados em cursar uma graduação, ainda persistem alguns mitos sobre a educação a distância.
Muitas dessas inverdades partem apenas do desconhecimento, da falta de informação sobre a realidade do EaD. Outras revelam um preconceito com essa importante modalidade de ensino, inferiorizando professores, alunos e instituições em comparação a métodos tradicionais de ensino.
No texto de hoje vamos esclarecer essa questão tão importante para todos os interessados em iniciar a vida no ensino superior. Vamos abordar 6 mitos sobre a educação a distância e mostrar a verdade sobre cada um deles.
O ensino a distância tem origem nos cursos por correspondência, já oferecidos no Brasil desde os primeiros anos do século XX, com conteúdos voltados principalmente para o aperfeiçoamento profissional.
Com a evolução tecnológica este tipo de metodologia se aproximou dos grupos acadêmicos, entrando em universidades na década de 1990, que disponibilizavam materiais e conteúdos através da recém-chegada internet, o que começou a dar forma ao EaD.
Em 1996 o Ministério da Educação (MEC) começa a construir uma legislação brasileira sobre o tema, com mecanismos bem definidos de reconhecimento e fiscalização, garantindo qualidade e reconhecimento aos cursos EaD.
Ainda que popularizado o EaD segue na percepção de muitos como uma modalidade de cursos inferiores ou secundários, sustentando muitos mitos sobre o EaD. Confira alguns destes mitos e compreenda qual a situação real do EaD.
O mercado de trabalho evoluiu a ponto de estar mais interessado no que o profissional sabe fazer, suas habilidades e competências, e não em qual instituição, ou modalidade de ensino ele estudou. Além disso, o EaD é uma forma de ensino que prioriza o aperfeiçoamento da autonomia, do comprometimento e da capacidade de organização, competências muito requisitadas nos contextos atuais.
A maioria das graduações EaD oferecidas incluem uma ampla carga de conteúdos teóricos, no entanto, em casos de cursos e áreas do conhecimento nas quais a carga prática é mais essencial e exigida do profissional formado, o EaD atende igualmente estes alunos, ofertando cursos com maior carga horária prática através de aulas presenciais aplicadas nos polos físicos das instituições.
Apesar de o contato cara a cara ser menos frequente nos cursos EaD do que nas modalidades presenciais, a educação a distância permite interação entre alunos, professores e tutores por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, e em momentos de aulas ao vivo. Além de aproveitar dos fóruns de discussão e salas de conversa, para ofertar um enriquecimento de debates tal qual acontece nas salas de aula.
Os cursos EaD e as instituições que ofertam essas modalidades, seguem normas de carga horária e estrutura curricular estabelecidas por diretrizes do MEC, que se aplicam da mesma forma para o ensino presencial. Mesmo com adaptações que adequem os cursos e conteúdos ao EaD, essa modalidade de ensino, bem como os diplomas, devem respeitar as normas referentes aos conteúdos ofertados, para que sejam devidamente reconhecidos pelo MEC.
O EaD está sujeito às mesmas regras de estruturação e fiscalização do ensino superior presencial estabelecidas pelo MEC. Isso significa que as avaliações e atividades aplicadas também seguem os mesmos critérios, para ambas as modalidades.
As videoaulas servem aos alunos como aulas de conteúdos expositivos. Assim como nos cursos presenciais, o EaD conta com outros materiais e métodos na aplicação de aulas e atividades. Algumas instituições contam com aulas ao vivo, que permitem um momento de interação direta entre alunos e professores, além de debates e outras formas de interação virtual. Vale lembrar que as provas do EaD não são feitas virtualmente, o aluno precisa comparecer a um polo presencial para realizá-las.
Agora que já sabe a realidade do EaD ao contrário de todos esses mitos, é hora de conhecer também os pontos fortes e as vantagens do EaD!
No EaD você estabelece seu próprio cronograma e local de estudo. É possível acessar os conteúdos na hora que for mais conveniente, e de qualquer lugar, adaptando seu tempo frente todas suas obrigações.
Além de se adaptar às necessidades dos alunos, o EaD traz vantagens econômicas, com mensalidades mais baratas.
O EaD exige um grande número de tutores responsáveis por acompanhar o aprendizado dos alunos, tirando dúvidas e incentivando o estudo por meio de conteúdos extras. O aluno de EaD não precisa disputar o horário de professores quando quiser solucionar uma dúvida, ou necessitar de um acompanhamento.
O EaD permite que os acasos do cotidiano sejam contornados sem problemas. Os materiais de estudo estão sempre disponíveis, então um contratempo no seu cronograma não é um dano definitivo para o seu aprendizado.
Como você pôde ver, o EaD tem uma história longa de confiança e reconhecimento, que não pode ser diminuída por inverdades e mitos pautados na pouca informação popular sobre este método de ensino tão essencial para nosso tempos.
Quer saber mais sobre o EaD? Aqui temos 10 perguntas mais comuns sobre o diploma EaD, para não sobrar nenhuma dúvida na hora de escolher a sua graduação!
Esperamos que o texto de hoje tenha te apresentado informações importantes sobre o EaD. Nos vemos na próxima!