Alunos de Nutrição oferecem orientações de saúde no Fórum Municipal de Varginha
Os alunos do primeiro período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas participaram, no dia 22 de maio, de um evento voltado para a qualidade de vida no Fórum Municipal de Varginha. Na ocasião os alunos aferiram o peso e altura calculando o Índice de Massa Corporal de cada participante do evento, após traçarem um diagnóstico nutricional.
De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Érika Pereira, o diagnóstico revelou que 35% dos participantes apresentam IMC superior a 25 kg/m2, isto é, possuem sobrepeso ou obesidade. Em seguida foram passadas orientações nutricionais e dietéticas para um bom hábito alimentar baseadas nas orientações do guia alimentar para população brasileira.
O IMC é uma medida reconhecida internacionalmente que permite avaliar o nível de gordura em cada pessoa, indo a sua escala de subnutrição até obesidade de grau três. O índice de massa corporal permite determinar se estamos abaixo (magreza extrema e abaixo do peso normal), dentro ou acima (excesso de peso ou obesidade) do nosso peso normal.
A importância do índice de massa corporal assenta no fato de que através deste método podemos proceder a uma avaliação do nível de gordura do nosso corpo e então identificar possíveis fatores de risco (tabagismo, alteração no colesterol, alteração do nível de açúcar no sangue, sedentarismo, hereditariedade, entre outros) para o desenvolvimento de doenças relacionadas com a subnutrição (inflamação nervosa, cegueira, anemia, diarreia, ulcerações bucais e gastrointestinais) e a obesidade (hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca congestiva, entre outras).