A formação em Letras vai além do estudo da língua e da literatura: ela também abre caminhos para a criação, a expressão artística e a publicação de obras autorais. No Grupo Unis, essa experiência se concretizou com a publicação de livros físicos e e-books produzidos por estudantes do curso de Letras, a partir de atividades desenvolvidas na disciplina Optativa, lecionada pelo coordenador e professor do curso, Alex Donizeti do Rosário.
A iniciativa permitiu que os alunos reunissem produções textuais elaboradas ao longo da graduação e transformassem seus escritos em publicações, valorizando suas trajetórias acadêmicas e incentivando o desenvolvimento da identidade autoral.
Para o coordenador Alex, as publicações representam uma importante conquista para os estudantes e para a formação docente.
“Ver os alunos do curso de Letras transformarem a vivência acadêmica em obras literárias impressas e digitais comprova que a formação docente vai muito além da sala de aula: ela pulsa na criação. A disciplina Optativa atua como um solo fértil onde a teoria linguística e literária ganha vida autônoma, despertando no futuro professor a vontade de assumir também o lugar de escritor. Essa conquista coroa o talento dos nossos discentes e reafirma o compromisso do Unis em formar profissionais capazes de inspirar, produzir cultura e transformar a sociedade através da palavra”, destaca.
Livros físicos: histórias e experiências que ganham as páginas
Entre as duas publicações impressas está o livro Travessia – Entre Vozes, Gêneros e Emoções, de Adalton Cristino Borges, publicado pela Editora Starling. A obra reúne textos produzidos durante sua trajetória na graduação, além de escritos anteriores ao ingresso no curso.
Organizado em diferentes partes, o livro contempla crônicas, contos, cartas, resenhas, lendas, artigos de opinião, poemas, sonetos, poemetos, poemas concretos e reflexões. A diversidade de gêneros evidencia o caráter interdisciplinar da formação em Letras e a influência das experiências acadêmicas e pessoais na construção de sua escrita.
Para Adalton, a disciplina Optativa foi uma oportunidade de reunir e organizar criações desenvolvidas em diferentes momentos do curso, reconhecendo a contribuição das disciplinas para o amadurecimento de sua visão sobre a literatura e o ato de escrever.
Entre os destaques da obra está o soneto Minha Amada (Terra Brasil), produzido na disciplina Literatura de Expressão Portuguesa – Gênero Poético, ministrada pelo professor Alex Donizeti do Rosário. O texto foi selecionado para integrar a antologia Sonetos, publicada em 2025 pela Editora Selo Off Flip, após participação em concurso literário.
O livro também reúne uma amostra do projeto Frase do Dia, iniciado por Adalton em abril de 2020, durante a pandemia. Desde então, o autor vem compartilhando mensagens motivacionais, poemas, orações e reflexões, acumulando mais de duas mil produções.
O estudante define a publicação como um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, um novo começo: uma obra que registra sua trajetória e celebra as pessoas que contribuíram para sua formação.
Outro estudante do curso que teve seu trabalho publicado em formato físico é Kennedy Pessoa Barbosa, autor de Comunicação e Expressão Artística dos Alunos da Escola Estadual Padre José Espíndola, publicado pela Editora Recanto das Letras.
E-books: a trajetória acadêmica transformada em publicação
A experiência de publicação também se estendeu ao formato digital, permitindo que outros estudantes revisitassem suas produções e descobrissem novas possibilidades para seus textos.
Bianca Boroni de Melo escolheu, entre as atividades disponíveis na disciplina Optativa, organizar um e-book com textos escritos ao longo dos quatro anos de graduação. O processo de releitura, seleção e revisão possibilitou à estudante reconhecer a evolução de sua escrita e retomar o prazer de escrever.
“Durante a confecção desse projeto, revisitei textos esquecidos, escritos no decorrer de quatro anos, alguns eram bons, outros horríveis. O processo de releitura, seleção e revisão me ajudou a visualizar a maneira como minha escrita se desenvolveu e me lembrou do quanto eu gosto de escrever”, ressalta.
Já Bianca Martins de Figueiredo reuniu textos de amor escritos em diferentes momentos de sua vida no e-book O Rascunho de Nós Dois. A ideia surgiu a partir das possibilidades de trabalho apresentadas durante uma disciplina interdisciplinar.
“Ao realizar uma disciplina no curso do Unis, o professor Alex nos disse que tínhamos algumas opções de trabalhos a serem produzidos e que uma delas seria a confecção de um e-book. Na hora, lembrei de vários textos que eu tinha escrito ao longo dos anos e que gostaria muito de ver no formato de um livro. Foi então que surgiu o e-book ‘O rascunho de nós dois’, que é uma coletânea de textos de amor escritos por mim em períodos de vida anteriores. Fiquei muito orgulhosa de ver o meu trabalho no final da matéria. Ter um livro produzido por mim do começo ao fim foi muito emocionante!”, reflete.
Também integra o conjunto de publicações digitais a obra Além das Entrelinhas – Poesias para a Alma, de Amanda Vieira, que pode ser acessada pelo link: https://books.fliphtml5.com/kwend/mmif/#p=4.
Formação que inspira novas vozes
As publicações evidenciam como as atividades acadêmicas podem ultrapassar os limites da sala de aula e se transformar em experiências concretas de criação e produção cultural. Ao incentivar a organização, a revisão e a publicação de textos autorais, o curso contribui para o desenvolvimento de competências importantes para os futuros profissionais de Letras.
Mais do que reunir produções escritas, os livros representam histórias, sentimentos, conhecimentos e diferentes perspectivas sobre o mundo. São resultados de uma formação que estimula a criatividade, reconhece o potencial dos estudantes e fortalece a relação entre leitura, escrita, literatura e docência. No Grupo Unis, a palavra é instrumento de criação, expressão e transformação social.