Logística para pequenas empresas

    Embora  a palavra logística nos remete a apenas atividades ligadas aos transportes, a logística empresarial refere-se à gestão dos fluxos de produtos, serviços e informações correlatas na organização e em toda a sua cadeia de suprimentos, visando ao atendimento das necessidades dos clientes ao menor custo possível para a organização. 

    A logística vem sofrendo ao longo dos anos constantes mudanças e cada vez mais assumindo um papel estratégico dentro da gestão da empresa. Antes os departamentos eram vistos como áreas distintas e não relacionadas. 

    Hoje com a globalização e a competitividade cada vez maior, as pequenas empresas precisam pensar cada vez na logística empresarial como sendo uma ferramenta capaz de interligar todos os participantes da cadeia de suprimentos. 

    Para o pequeno empresário a logística pode trazer diversos benefícios como a redução dos custos operacionais da empresa. Hoje uma palavrinha que não sai da cabeça de qualquer organização é “CUSTO”. A logística para uma pequena empresa pode contribuir muito na redução de custos logísticos e consequentemente trazendo uma melhor lucratividade. 

    Pode-se trabalhar com a integração dos processos, diminuindo retrabalho, pode- se trabalhar com um atendimento e uma prestação de serviço cada vez mais personalizada, diminuição de custos com estoques altos e custos elevados com transportes que hoje representam em sua maioria cerca de ⅔ dos custos logísticos dentro de uma empresa. 

    Hoje o foco das empresas tem sido a prestação de serviço que elas prestam, o trabalho da empresa não termina quando finaliza a entrega do produto final no cliente, existem os fluxos de materiais, o fluxo de dinheiro , e principalmente o fluxo de informação entre todos os participantes da cadeia de suprimentos, por isso a importância da participação da pequena empresa nesse processo, ela que vai abastecer toda essa cadeia de informações que serão importantes na tomada de decisão das grandes empresas. 

    O atual cenário logístico tem feito com que os pequenos empresários se utilizem cada vez mais da tecnologia, pois o ciclo de vida do produto está cada vez menor, fazendo com que as empresas tenham que trabalhar com um número cada vez maior de Canais de distribuição e a diversidades de produtos. 

    O pensamento da logística empresarial deve ter sempre a preocupação e a busca incessante pela redução de custos, mas  nunca deixando de lado a qualidade tanto no produto mais principalmente na prestação de serviço.

    Artigo de autoria do Prof. Thiago de Carvalho Faria.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!