Graduação a distância é uma boa escolha para você? Conheça agora!

Flexibilidade de horário e de local para assistir às aulas e fazer atividades, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos fatores que têm atraído milhões de alunos para cursos a distância.

As vantagens de fazer uma faculdade EaD são muitas. Mas será que essa é a melhor opção para você? Para saber se o melhor é fazer um curso presencial ou a distância, é importante conhecer bem seu perfil, sua rotina e seus objetivos.

Descubra algumas vantagens de se fazer uma faculdade a distância e em quais casos o EaD é a melhor opção!

Quando fazer uma faculdade EaD?

Um dos primeiros aspectos que você deve levar em consideração ao escolher uma faculdade a distância é o perfil necessário para ser um bom estudante EaD. Cursos a distância possuem características diferentes dos cursos presenciais e exigem habilidades específicas:

• Disciplina e organização: acompanhar um cronograma de estudo sem a presença física diária de professores e colegas de turma exige disciplina. Definir quando, como e onde estudar é uma das vantagens do ensino a distância, mas pode ser um obstáculo para algumas pessoas. É importante fazer um planejamento de estudos para conseguir cumprir o cronograma do curso;

• Iniciativa: estudar sozinho exige iniciativa para participar dos fóruns, fazer perguntas, buscar a ajuda de colegas, tutores e professores. A proatividade é uma das características mais importantes para estudantes EaD;

• Saber usar o computador: familiaridade com tecnologia é fundamental. Mas basta o básico: acesso a um computador ligado à internet e saber utilizar programas comuns para editar textos, navegar na internet, assistir aos vídeos, etc.

Vantagens de se fazer uma faculdade EAD
    • Mais opções de cursos: o EaD permite que o aluno tenha uma variedade maior de cursos para escolher sem ter que mudar de cidade ou de emprego para conseguir frequentar as aulas. Você pode pensar no que realmente gostaria de fazer e buscar um curso EaD que se encaixe em seus planos profissionais;

• Flexibilidade de horários: o EaD é uma ótima opção para quem já está inserido no mercado de trabalho ou possui outras atividades nos horários de aula de um curso presencial. A possibilidade de determinar o próprio ritmo de estudo permite que muitas pessoas possam conciliar o trabalho com uma faculdade;

• Não é preciso se deslocar até a universidade: não precisar sair de casa todos os dias para estudar significa economia de tempo e dinheiro. Fazer uma faculdade a distância possibilita aproveitar melhor o tempo disponível.

Por determinação do Ministério da Educação, todo curso EaD oferecido no Brasil tem que dispor também de atividades presenciais. Ou seja, vez ou outra você terá que comparecer à instituição de ensino para apresentar trabalhos ou desenvolver atividades de laboratório. Por isso, é recomendável buscar uma faculdade que ofereça um polo de apoio perto da sua casa ou do seu trabalho.

O diploma EaD é reconhecido no mercado de trabalho?

Para que seu diploma de curso EaD tenha validade no mercado de trabalho é preciso que ele seja emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. O diploma não mostra se o curso foi feito a distância ou presencialmente. O Ministério da Educação aplica o mesmo rigor e os mesmos critérios de avaliação a cursos EaD e presenciais.

No momento de buscar um emprego, o reconhecimento da instituição de ensino e do curso em que o profissional se formou têm mais relevância do que o modelo do curso (presencial ou EaD)..

Se você está determinado a fazer uma faculdade EaD, busque instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, com credibilidade e profissionais capacitados para fazerem da sua graduação EaD a melhor das experiências de ensino a distância.