Engenharia em Minas Gerais: conheça o mercado para futuros engenheiros

    O momento final de escolher qual profissão você vai seguir é sempre complicado, por mais que você tenha certeza do caminho que deseja trilhar. Afinal, à paixão somam-se as inseguranças quanto ao mercado de trabalho, salário inicial, possibilidades de atuação e tantas outras que fazem parte dessa fase tão importante da vida.

    Então, que tal conhecer a situação da engenharia em Minas Gerais? Assim, você terá as informações necessárias para dar início à sua carreira na área de maneira confiante, determinada e segura. Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos o mercado de trabalho, as áreas de destaque e os diferentes caminhos disponíveis para você!

    Portanto, continue a leitura e entenda melhor o atual cenário da engenharia em Minas Gerais e no Brasil! Como você verá, trata-se de uma área em constante crescimento, representando mais e melhores oportunidades para os futuros engenheiros. Vamos lá?

    Por que ser engenheiro?

    A carreira de engenheiro é, sem dúvidas, uma das mais promissoras e interessantes da atualidade. Afinal, existem mais de 30 setores da engenharia que você pode decidir seguir, e cada um deles têm características de atuação e de mercado próprias.

    Além da amplitude da engenharia em si, há também as inúmeras possibilidades de o profissional da área atuar em outros setores. Isso mesmo! Devido ao alcance da engenharia e das inúmeras habilidades adquiridas durante o curso, você estará apto a trabalhar também como consultor, administrador ou gestor.

    Afinal, uma das principais coisas que você vai aprender durante a faculdade é como solucionar problemas, algo fundamental em diversos setores de qualquer empresa. Considere, ainda, o fato de que companhias de todas as áreas de atuação precisam de engenheiros e você perceberá facilmente o grande alcance que esse profissional tem.

    Como você verá ao longo do texto, a engenharia é uma das carreiras mais promissoras e estáveis da atualidade, justamente pela importância do profissional no desenvolvimento e na produção de empresas de todos os tamanhos e setores.

    Portanto, se você seguir as dicas que mostraremos agora para fazer a diferença, certamente encontrará seu espaço no mercado de trabalho da engenharia em Minas Gerais.

    Como me destacar no mercado?

    O amplo leque de oportunidades da engenharia naturalmente atrai um grande número de interessados nessa carreira. Portanto, é cada vez mais imprescindível que você saiba como se destacar não apenas enquanto profissional, mas ainda como aluno universitário.

    Para isso, é fundamental que você entenda que sua carreira começa assim que você inicia o curso de engenharia na faculdade. Sendo assim, ao longo do curso, comece a criar uma rede de contatos (incluindo tanto seus colegas quanto seus professores) e aproveite todas as oportunidades oferecidas pela instituição para se desenvolver.

    E quando chegar efetivamente ao mercado de trabalho, nada de se acomodar! A engenharia está em constante transformação, a partir das novas tecnologias e descobertas que influenciam a área.

    Então, mantenha-se informado sobre o que está acontecendo no setor em que você atua e na engenharia como um todo, procure cursos de especialização e fique por dentro das principais publicações da área. Assim, você terá os recursos necessários para fazer a diferença enquanto engenheiro.

    O que o mercado da engenharia em Minas Gerais busca?

    Mantendo em mente as dicas mais amplas que demos no tópico anterior, é hora de conhecer mais especificamente o mercado da engenharia em Minas Gerais.

    Já que sua carreira começa na faculdade, sua primeira escolha referente a seu futuro profissional é onde estudar. Com o desenvolvimento intenso da engenharia no estado, as melhores universidades privadas e públicas de Minas Gerais oferecem cursos de destaque nos diferentes tipos de engenharia. Quando decidir qual vai seguir, pesquise o curso específico, verifique as notas do MEC e procure depoimentos de ex-alunos.

    Depois da formatura, hora de entrar para o mercado de trabalho! A boa notícia é que o salário-base mineiro está dentro ou acima da base nacional e que as diferentes áreas da engenharia pagam valores similares a seus profissionais iniciantes.

    O salário-base para um engenheiro eletrônico, por exemplo, pode chegar a até R$ 6.468. Enquanto isso, o engenheiro de desenvolvimento de produtos alcança o topo com um salário-base inicial que pode alcançar até R$ 6.614 em Minas Gerais.

    Quais são as perspectivas para o profissional de engenharia?

    Com a necessidade cada vez mais intensa de que as empresas de todos os setores invistam na inovação e na tecnologia, o trabalho do engenheiro relacionado a pesquisa e desenvolvimento encontra-se em um excelente momento.

    Em Minas Gerais, também não faltam oportunidades para a engenharia civil, reflexo do crescimento e desenvolvimento do estado e, em especial, de algumas regiões do interior.

    Nesse contexto, outros destaques de áreas em que há potencial para ótimas chances são a engenharia de controle e automação, agronômica, elétrica, civil, produção, mecânica e ambiental.

    Mesmo assim, de modo geral, a engenharia é uma carreira relativamente segura e com boas oportunidades profissionais. No cenário mineiro, o grande potencial agrícola e mineral garante que o estado seja particularmente atrativo para investidores — até mesmo estrangeiros!

    Isso abre espaço para um interessante diálogo com empresas multinacionais e para a troca de aprendizados com engenheiros de outros países, proporcionando novos conhecimentos e técnicas para aplicação no cenário estadual.

    Então, além das características que apresentamos anteriormente, dominar o inglês é fundamental para quem deseja crescer enquanto engenheiro. E se você ainda falar outros idiomas, terá um grande diferencial em relação a seus concorrentes.

    Viu só? Mesmo quando outros setores enfrentam dificuldades e instabilidades, a engenharia segue firme e forte, repleta de oportunidades de atuação e de crescimento. Tudo isso pode ser percebido em Minas Gerais, um estado que não para de crescer e que, assim, precisa de engenheiros talentosos e dedicados a fazer a diferença por aqui.

    E aí, pronto para começar a trilhar sua jornada rumo a uma carreira de engenharia em Minas Gerais? Quer se preparar ainda mais para a faculdade e para o mercado de trabalho? Não perca tempo: aproveite que você está aqui e baixe gratuitamente nosso e-book especial trazendo tudo o que você quer saber sobre o curso de engenharia!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!