Como identificar o melhor curso a distância? Conheça aqui!

    A procura por cursos de ensino superior a distância tem aumentado cada vez mais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), considerando a extensão territorial do país e a permanente necessidade de maior número de pessoas qualificadas, a demanda tende a ser ainda muito maior por esse tipo de curso. 

    No texto de hoje mostraremos algumas dicas de como identificar o melhor curso a distância, apresentando as peculiaridades da área e explorando alguns perfis de pessoas em relação aos cursos e o ensino EaD.

    Qual o seu perfil?

    As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a facilidade de estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta liberdade exige disciplina para levar os estudos adiante, por isso, especialistas alertam que é importante o estudante considerar o próprio perfil antes de optar pela aprendizagem a distância.

    São várias opções de EAD, desde cursos livres com poucas horas de duração até cursos superiores com alta carga horária. Mas não adianta escolher o melhor curso se o aluno não tiver disciplina para estudar. É necessário se dedicar.

    Conteúdos e metodologias agradáveis

    Com a necessidade de tanta dedicação, é importante escolher o conteúdo e a metodologia que agradem. Avalie a grade curricular, a proposta metodológica e até a conexão de internet que pretende usar para estudar. Em alguns casos, isso pode ser uma barreira para a EaD, já que os cursos usam vídeos, acessos a sites e outros recursos que demandam da conexão. 

    Cursos rápidos geralmente são autoinstrucionais, preparados para que o aluno tenha o menor número de dúvidas possível. Para cursos mais longos, ter um tutor é muito importante, pois ele faz o papel de um professor em sala de aula.

    Busque instituições confiáveis

    Não menos importante é a escolha da instituição. O estudante deve buscar uma instituição séria, que seja referência em educação, independentemente da modalidade de ensino. A EaD sofre um preconceito histórico no Brasil, pois é atribuída a ela uma característica negativa, de ensino de segunda classe ou menos 'puxado' que o convencional, o que não é verdade. Um curso a distância tem que ter o mesmo rigor, o mesmo nível de exigência e a mesma dificuldade de um curso presencial.

    O aluno pode checar a avaliação das instituições nos rankings educacionais, a nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), além do conceito da instituição no MEC.

    Como dar conta de cursos a distância?

    Como nos cursos a distância é o estudante quem define quando e como irá assistir às aulas, é importante se organizar e separar horários na agenda para cumprir as atividades. Vale lembrar que, além de horários para assistir às aulas, você precisará se programar para revisar os conteúdos com frequência e fazer as provas e atividades que são exigidas pela sua formação.

    Estabelecer uma rotina de estudos e de atividades será fundamental para que você consiga dar conta do recado. Também será importante identificar e definir locais adequados para os seus momentos de estudo. Procure locais que sejam tranquilos e que favoreçam a sua concentração.

    Com disciplina e organização você conseguirá tirar o máximo de proveito dos cursos a distância e, com isso, além de turbinar o seu currículo, você aprenderá o que deseja de fato. Isso, no fim das contas, é o que fará toda a diferença e poderá garantir o seu sucesso profissional.

    Esperamos que o texto de hoje tenha apresentado informações relevantes sobre a Educação a Distância. Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    poslive-bannerBlog
    bannersite

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized