Como é o curso de gastronomia: saiba tudo sobre essa graduação

    Se você é aquela pessoa que consegue transformar um simples almoço de segunda-feira em uma verdadeira obra de arte, é apontado pelos amigos como um bom candidato aos reality shows culinários e adora tudo o que é relacionado à cozinha, uma graduação em gastronomia pode ser uma ótima oportunidade para transformar o seu talento em profissão!

    Na faculdade, você poderá adquirir novos conhecimentos teóricos e práticos sobre a profissão de gastrônomo e adquirir habilidades que, com certeza, ajudarão a abrir as portas para uma carreira muito promissora!

    Ficou interessado e quer saber como é o curso de gastronomia e as oportunidades profissionais da área? Então continue lendo esse post que preparamos para você e fique por dentro desse mercado cheio de sabores e possibilidades.

    Que conhecimentos serão aprendidos durante a graduação?

    Assim como o cardápio apresenta as diversas opções oferecidas por um restaurante, aqui vamos falar sobre a relação de disciplinas e o que você aprenderá ao longo da faculdade de gastronomia.

    Além das matérias teóricas, que incluem estudos sobre a história dos alimentos, hábitos alimentares nas diferentes épocas e culturas, normas de higiene e segurança, e conhecimentos ligados às áreas de nutrição, gestão, marketing, o curso está recheado de muitas aulas práticas!

    E é na cozinha, o verdadeiro laboratório dos gastrônomos, que você aprenderá todos os processos que envolvem a atividade culinária, desde a seleção dos ingredientes até a preparação e apresentação dos pratos, passando pelos conceitos básicos e chegando à elaboração completa de cardápios, ao planejamento e ao gerenciamento de eventos.

    Para quem opta pelo bacharelado, o curso tem duração média de 4 anos, mas na maior parte das instituições de ensino você poderá encontrar o modelo de graduação tecnólogo, que possui aproximadamente 2 anos de duração, permitindo que você ingresse no mercado de trabalho mais rapidamente.

    Não deixe de conferir também quais as modalidades de ensino oferecidas pela faculdade e verifique qual delas mais se enquadra ao seu estilo de vida — presencial ou EAD. E lembre-se: mesmo no curso a distância, você precisará comparecer ao campus para participar das aulas práticas e realizar as provas!

    Quais são as habilidades necessárias para se destacar na carreira?

    Para se destacar na profissão de gastrônomo, não basta ter somente talento culinário e afinidade com as panelas e receitas.

    É preciso colocar a mão na massa e conhecer as atividades da cozinha como um todo: do cuidado com os equipamentos, manutenção dos utensílios e manuseio correto dos alimentos necessários para o preparo da receita, à correta harmonização com os diferentes tipos de bebida e a finalização do prato que será servido ao cliente final.

    Além disso, é muito importante que o profissional desenvolva algumas competências essenciais como:

    • organização, disciplina e gerenciamento de tempo para atender aos pedidos com agilidade e qualidade;

    • responsabilidade e atenção às normas de higiene e segurança;

    • proatividade e disposição para servir bem;

    • curiosidade para buscar novos ingredientes e experimentar sabores diferentes;

    • liderança e boa comunicação para trabalhar em equipe.

    Em que áreas o gastrônomo pode atuar?

    Como já comentamos, o segmento da gastronomia é repleto de possibilidades e você poderá trabalhar em diferentes ramos de atuação. Confira algumas opções abaixo:

    Chef de cozinha

    O profissional que ocupa esta função é responsável por planejar e preparar os cardápios de restaurantes, bares, bufês, hotéis, hospitais e indústrias, além de selecionar os fornecedores das matérias-primas e coordenar a equipe de cozinheiros.

    Personal chef

    Essa categoria de chef é voltada exclusivamente para a atuação em residências particulares, planejando os cardápios e executando as receitas principais do menu.

    Chef pâtissier

    Especialista em confeitaria e panificação, este chef atua exclusivamente na produção de pães, bolos, massas e doces para eventos ou estabelecimentos como padarias e restaurantes.

    Consultor gastronômico

    O objetivo desse profissional é prestar assessoria para a abertura de restaurantes ou indicar melhorias que vão desde a reformulação de cardápios a mudanças na estrutura e decoração do local.

    Crítico de gastronomia

    Reunir a arte da escrita e o conhecimento aprofundado dos segredos da gastronomia é o principal desafio desse profissional. Sua função é analisar comidas, bebidas e os serviços oferecidos pelo restaurante e indicá-los ou não ao público com base em critérios rigorosos e muita cautela para apontar os pontos positivos e negativos de cada estabelecimento.

    Agente de segurança alimentar

    As principais atividades desse profissional são vistoriar as cozinhas de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais e verificar se estão de acordo com as normas de segurança alimentar.

    Gestor de negócios

    Esse profissional transita entre as áreas da gastronomia e da administração para gerenciar todo o funcionamento de restaurantes, bares ou refeitórios de pequenas, médias ou grandes empresas, liderando decisões importantes como a contratação dos profissionais e fornecedores, treinamento da equipe, controle do estoque e gestão dos recursos financeiros.

    Especialista em desenvolvimento de produtos

    Ao escolher esse segmento, o profissional estará envolvido especificamente com a criação de novas receitas, com o seu desenvolvimento e com o teste de produtos de determinada indústria do ramo alimentício.

    Como está o mercado de trabalho para os profissionais da gastronomia?

    Com a crescente popularidade dos reality shows televisivos voltados à culinária, a profissão tem ganhado cada vez mais visibilidade e espaço no mercado nacional, fazendo com que boas oportunidades de carreira surjam em todas as regiões do país, principalmente no interior, onde o consumo da gastronomia gourmet, por exemplo, tem se disseminado e conquistado fãs fieis.

    Além disso, a concorrência cada vez mais acirrada faz com que os restaurantes busquem novas formas de se diversificar e de aprimorar os seus cardápios para atender às exigências de seus públicos, aumentando a demanda por profissionais qualificados.

    Como você pode perceber, esta é uma profissão com grandes oportunidades de negócio, mas para se tornar um profissional de sucesso, é preciso se manter constantemente atualizado sobre as novas tendências da gastronomia, ter muita dedicação e força de vontade para encarar rotinas intensas de trabalho.

    Você está preparado para ingressar nessa carreira e iniciar sua caminhada rumo à conquista do diploma? Quer ficar por dentro do universo dessa profissão? Então confira outras informações sobre como é o curso de gastronomia e comece a se preparar para o seu futuro profissional.

    Confira o eBook do curso de Gastronomia a distância

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!