As mil e uma utilidades da impressora 3D na construção civil

    Introdução

    A tecnologia avança em tempo recorde independente de qual setor estivermos falando. E seja na medicina, na área computacional ou na engenharia, os benefícios em questão de qualidade e agilidade são inegáveis.

    Mas você já sabe como a impressora 3D está revolucionando o mercado da engenharia civil? Ou uma pergunta melhor, você conhece a impressora 3D e sabe como ela pode ajudar em diversas áreas?

    Então se você pretende iniciar um curso de Engenharia Civil ou mesmo já começou essa graduação e super tem interesse sobre essa área, continue esse texto. Ele vai te ajudar bastante a entender o funcionamento e utilidades da impressora 3D! Vem comigo!

    O que a impressora 3D pode produzir?

    Antes de descobrir o que ela pode produzir, bora fazer uma retrospectiva para entender sua evolução?

    Quando a gente fala em impressão 3D o que vem na cabeça é tecnologia que acabou de sair do forno, não é mesmo? Mas vamos ter que te dizer que ela existe mais de 30 anos.

    Foi criada em 1984, através de princípios da estereolitografia, pelo engenheiro físico norte-americano Chuck Hull. Inicialmente, ela tinha como objetivo realizar duas funções:

    1. Criação de lâmpadas para solidificação de resinas;
    2. Confecção de peças poliméricas com maior rapidez.

    Posteriormente, essa tecnologia foi melhorando e tendo diversas atualizações, até finalmente se tornar tão moderna e com tantas possibilidades de uso.

    Bom, agora que já conhecemos rapidamente a história desse “bichão doido”, bora saber o que ele pode fazer?

    • Itens médicos e hospitalares: ela está ajudando muito a evoluir tratamentos e intervenções médicas. Por meio dela, é possível criar ossos, próteses e muitas outras coisas que ainda se encontram em testes, como órgãos, pele e implantes de membros.
    • Criação de produtos domésticos: a impressora 3D pode criar as mais diversas peças, desde objetos personalizados ou exclusivos de decoração, até a acessórios para celular, esmagador para alho, apoio para talheres, entre outros itens.
    • Moda: nessa área, os designers de joias já vêm se esbaldando há algum tempo. Com a impressão 3D conseguem produzir protótipos e esculpir moldes com bastante precisão. Além disso, também já é usada na criação de peças de roupa exclusivas, com modelagem perfeita e materiais super próximos ao tecido.
    • Arquitetura: ela aparece como uma excelente ajuda na hora de construir maquetes realistas.
    • Engenharia: muito utilizada na confecção de protótipos, especialmente para companhias de celulares. Mas não para por aí, ela tem ajudado nos mais diversos setores, produzindo com diversos tipos de matérias primas.
    • Alimentação: essa maravilha tecnológica veio agregar aos confeiteiros, que conseguem criar as mais diversas esculturas de chocolate e enfeites à base de açúcar.
    • Educação: vem contribuindo na confecção de itens de estudo, sejam eles ossos, orgãos, modelos topográficos ou a reprodução de um animal.

    Bom, esses foram só alguns exemplos do “mundaréu” de coisas que essa invenção, com um potencial gigantesco de se aprimorar ainda mais, pode fazer!

    Onde ela tem ajudado nas construções civis?

    A tecnologia avança em todos os campos de estudo. Nas engenharias isso é notável em diversas áreas, que vem desenvolvendo cada vez mais coisas para facilitar a vida do profissional.

    Na  construção civil especificamente, a aplicação dessa tecnologia está ajudando muito. Pode parecer loucura, mas acredite, as impressoras 3D avançaram tanto nesses últimos anos, que hoje já são capazes até de construir prédios inteiros.

    Elas existem em vários tamanhos, para serem usadas nas mais complexas aplicações. E pode ser que você ache que é simples. Só pegar uma fotinho qualquer de uma casa, dar aquele CTRL P basicão e “tá pronto o sorvetinho”. Mas sinto lhe informar que o trabalho vai bem além disso.

    Para esse processo acontecer é necessário se dedicar bastante e ter se formado em Engenharia Civil. “Beleza, mas por que?” - Então, sem conhecimento de cálculos, programas de renderização e toda bagagem que só um engenheiro tem, infelizmente o resultado final tende a ser um desastre e um perigo à quem usufruir dela.

    Então resumindo, para construir qualquer coisa, que seja até um tijolo em impressoras 3D, é imprescindível ter o conhecimento de uma graduação específica para não deixar ninguém em risco e oferecer uma edificação de qualidade.

    Bom, voltando a falar sobre onde ela tem sido utilizada na construção civil, além de construir casas e prédios inteiros, é notado que ela tem facilitado muito em:

    1. Prototipagem de partes;
    2. Construção em escala reduzida para comprovação de medidas e consequente redução de erros (que podem acarretar em desastres, afinal, vidas humanas irão utilizar ou habitar a construção);
    3. “Esculpir” detalhes precisos no design do local;
    4. Auxiliar em representações realistas para aprendizado em aula;
    5. Maquetaria de partes do ambiente ou do recinto inteiro, desde paredes até a parte hidráulica e elétrica.

    Além dos benefícios com o uso estrutural, as impressoras 3D também desempenham um papel importante na administração da obra, representando benefícios como:

    • Economia nos materiais: devido ao fato de que a obra é construída exatamente como foi projetada em computador, as chances de dar algo errado ou de desperdiçar material por falta de uso ou estoque exagerado são bem menores. A WinSun, empresa chinesa baseada em construção por impressão 3D, espera que essa tecnologia economize até 50% dos custos de uma construtora ao executar a obra de uma casa;
    • Construções mais sustentável: com as impressoras 3D o uso de materiais como madeira, tijolo e concreto são otimizados;
    • Desenvolvimento global: com elas será mais fácil construir casas para pessoas em países em desenvolvimento e pessoas em zonas mais isoladas. Não só pela facilidade e agilidade na construção, mas pelos baixos custos e qualidade das mesmas. É uma oportunidade de criar abrigo àqueles que não tinham condições financeiras para isso;
    • Maior velocidade de planejamento do projeto: afeta diretamente a fase de projeto de uma construção. Os responsáveis pelos modelos podem facilmente imprimir uma maquete de um edifício ou casa. Isso facilita a conversa entre a construtora e os clientes;
    • Redução no índice de erro de projeto: com a facilidade em representar a obra em escalas menores, fica mais fácil identificar erros e corrigi-los antes de iniciar as obras. O que economiza em material e aumenta a eficiência;
    • Relacionamento com clientes: ajuda a construir uma relação de confiança com os clientes. Com a possibilidade de visualizar tudo de forma simples e palpável, clientes sem qualquer knowhow em engenharia ou arquitetura podem comunicar suas necessidades e desejos antes de o projeto começar.

    Impressoras 3D são um presente!

    Do ensino até a área da saúde, a impressora 3D tem se mostrado uma dádiva, auxiliando a produzir coisas que antes nem imaginávamos ser possíveis. E se essa é uma área que você pretende seguir, pode ficar satisfeito porque fez uma ótima escolha!

    Como ela é uma tecnologia recente, ainda há campo para se desenvolver, criar necessidades de mercado e gerar cada vez mais vagas de emprego para pessoas entendidas do assunto.

    Agora, se você ainda está pleiteando uma graduação e não tem certeza sobre iniciar essa jornada estudantil na civil, eu trouxe um material super esclarecedor sobre ela bem aqui. Nele você vai entender um pouco mais sobre o curso e a carreira.

    Acredito que vá te ajudar bastante nesse período de escolha. Se precisar de mais alguma ajudinha, só chamar, ok? Abraço e até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!