Arquitetura e Design de interiores: qual a diferença?

    Quem está pensando em fazer vestibular se depara com algumas dúvidas comuns. Uma delas é qual curso fazer. E quem pensa em optar por arquitetura ou por design de interiores precisa saber a diferença entre as áreas para escolher o melhor.

    Apesar de arquitetura e design de interiores parecerem similares e realmente terem pontos em comum, eles também são bastante diferentes em outras questões. É o que vamos tratar neste post.

    Aqui, explicaremos como a carreira do arquiteto e do designer de interiores é formada, como essas profissões se relacionam e quais são os pontos que as afastam.

    Quer saber mais? Acompanhe este post e entenda melhor as duas carreiras!

    Arquitetura

    Esse é um curso mais amplo e de maior duração que o design de interiores. O profissional tem a possibilidade de atuar na área de decoração, mas também pode planejar e projetar ambientes. Nesse caso, ele realiza os cálculos necessários para que o ambiente seja construído com segurança e estilo.

    O arquiteto também tem a responsabilidade de supervisionar e orientar as obras e também faz a aprovação dos materiais utilizados. Simultaneamente, ele pode atuar no paisagismo e urbanismo das áreas externas.

    É por isso que, em resumo, o foco do arquiteto é construir e projetar, não decorar. Sua atuação pode se dar em diversas frentes, como:

    • estudo e planejamento de projetos;

    • desenvolvimento do orçamento;

    • elaboração do desenho técnico;

    • execução de serviços técnicos e obras;

    • mensuração, padronização e controle de qualidade.

    Para atuar com esse viés, o estudante precisa fazer uma graduação em Arquitetura e Urbanismo. A duração do curso é de 4 ou 5 anos e pode ser realizado em período integral. A abordagem é multidisciplinar e composta por disciplinas práticas e teóricas.

    Design de interiores

    O profissional que atua nessa área tem como finalidade a projeção, organização e decoração de ambientes internos. O designer analisa se o ambiente ficará harmonizado em questões como texturas, cores, sombra e luz. A ideia é que o resultado atenda às necessidades do proprietário, tenha boa circulação de ar, além de ser bonito e confortável.

    Entre os conhecimentos necessários estão a compreensão do uso de acabamentos e materiais, a gestão de projetos e a liderança de equipes. Isso porque o designer de interiores elabora o cronograma de trabalho, define e contrata fornecedores e cuida da execução para que tudo seja finalizado no prazo.

    É importante destacar que o designer de interiores também pode trabalhar em escritórios de arquitetura, design e engenharia civil ou em lojas especializadas em venda de móveis, materiais de construção de acabamento e acessórios.

    Entre as principais atuações desse profissional estão:

    • projetista, pois elabora, planeja, especifica e acompanha o desenvolvimento do projeto;

    • desenhista, porque representa graficamente projeto por meio do desenho;

    • assistente de obras, pois auxilia arquitetos e engenheiros na execução de projetos de interiores;

    • promotor de vendas para objetos, móveis e materiais de acabamentos em indústrias e lojas.

    Para atuar na área, o estudante deve fazer uma graduação tecnológica ou de bacharelado. O tecnólogo tem duração entre 2 e 3 anos, já o bacharelado tem 4 anos ou mais. A diferença é que o primeiro foca mais na prática e aborda uma linha mais específica, enquanto o segundo assegura maior contato e domínio das diferentes áreas que envolvem a profissão.

    Diferenças entre arquitetura e design de interiores

    Essas duas profissões aproximam-se em diversos aspectos e são complementares. O arquiteto pode contar com o auxílio do designer de interiores, já que o primeiro projeta e o segundo decora, praticamente.

    No entanto, existem diversos aspectos em que há diferenças fundamentais. É o que vamos ver a seguir:

    Grade curricular

    Os dois cursos apresentam diversas disciplinas comuns em sua grade curricular, como Conforto Ambiental e Oficina de Desenho. No entanto, o ensino da arquitetura abrange outros aspectos, por exemplo:

    • restauração e revitalização;

    • topografia;

    • tecnologia da construção.

    Por sua vez, o designer de interiores tem em sua grade curricular disciplinas que envolvem:

    • planejamento de mobília e ambientes;

    • História do Mobiliário;

    • Projeto de Interiores.

    Foco

    O foco de ambos os cursos é muito diferente. O design de interiores aborda aspectos decorativos e observa a estética e a funcionalidade dos ambientes. A arquitetura, por sua vez, é mais abrangente. Abarca conceitos de urbanismo, arte, planejamento urbano, construção, paisagismo etc.

    Atuação

    Essa é uma das principais diferenças, já que o arquiteto trabalha com a parte externa da obra e o designer de interiores com a interna. Em outras palavras, o primeiro projeta construções de edifícios, etc., já o segundo cria móveis personalizados que atendam às necessidades do cliente e estejam equilibrados com os acessórios, iluminação e decoração interna.

    Duração dos cursos

    O tecnólogo de Design de Interiores tem uma duração mais curta — entre 2 e 2,5 anos — e o profissional já pode atuar no mercado de trabalho. O estudante de Arquitetura e Urbanismo precisa estudar 4 ou 5 anos. Os cursos também podem ser em tempo integral.

    Responsabilidade legal

    O arquiteto é responsável por erguer e demolir paredes, além de prever acidentes. O designer não tem essa finalidade, mas pode atuar em colaboração com o arquiteto ao cuidar da decoração do interior do ambiente.

    Oportunidades

    O mercado de trabalho varia conforme alguns segmentos de atuação, especialmente o de construção civil. O designer de interiores, geralmente, é contratado para mobiliar espaços externos de edifícios. Já o arquiteto pode atuar em projetos de infraestrutura, habitação e mobilidade.

    Networking

    O contato com outros profissionais também é diferente. O designer atua com pedreiros, arquitetos, pintores, marceneiros, entre outros parceiros que podem ser necessários. A pessoa formada em Arquitetura e Urbanismo pode atuar em diversas frentes, mas, geralmente, convive com engenheiros, urbanistas, pessoas que atuam na construção civil e o próprio decorador de interiores.

    Como você pôde perceber, os dois profissionais podem atuar de forma colaborativa. O arquiteto tem a possibilidade de agir como um designer de interiores, mas o contrário não pode ocorrer devido às responsabilidades legais e abrangência do trabalho.

    Agora você precisa parar e pensar o que é melhor para você. Afinal de contas, já sabe tudo sobre arquitetura e design de interiores. Ainda tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário no post.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!