14 aplicativos que todo futuro arquiteto precisa conhecer

    Você sonha em ser um arquiteto reconhecido no mercado de trabalho por entregar excelentes projetos aos clientes? Muitos aplicativos de arquitetura ajudam o estudante ou profissional a alcançar a excelência em suas atividades, pois eles apresentam dicas, facilitam a elaboração de desenhos e ajudam a fazer os cálculos de forma precisa e segura. Assim, você não desperdiça tempo e o seu cliente não perde dinheiro.

    Ficou curioso? Acompanhe o post e veja como a tecnologia pode ser uma “amiga” para todas as horas e ainda ajudará você a gerir melhor o tempo e se destacar no mercado!

    Tecnologias para inspirar você e organizar o seu tempo

    Esses aplicativos ajudarão você a nunca mais deixar uma tela em branco ou perder uma reunião importante com o cliente. Veja:

    1. Pinterest

    Esse aplicativo, disponível para Android e iOS, oferece inúmeras opções de projetos arquitetônicos em todo o mundo. Ele é uma verdadeira fonte de inspiração para arquitetos que têm vontade de inovar e oferecer soluções diferenciadas para seus clientes. Sendo assim, é uma ferramenta indispensável para aqueles dias em que você não consegue sair de uma “página em branco”.

    2. Evernote

    Esse app é essencial para muitas profissões. Arquitetos podem utilizá-lo como um escritório digital. Ele pode ser usado para anotar listas de tarefas, organizar documentos e, inclusive, fazer esboços de desenhos. Ele está disponível para os sistemas Android e iOS.

    3. Homestyler Interior Design

    O aplicativo possibilita que você tire uma foto de um ambiente e crie modelos em 3D. Ele também permite que você coloque papel de parede em determinada sala, por exemplo. Assim, você tem uma ideia do resultado de um projeto de design de interiores antes mesmo de executá-lo.

    A ferramenta está disponível para Android, mas o sistema iOS possui uma versão parecida chamada Best Home Style Design.

    4. Countdown

    Essa é a ferramenta ideal para pessoas esquecidas ou que têm dificuldades para lidar com prazos ou datas. Nela, é possível organizar todos os compromissos e criar listas com o tempo que falta para concluir determinada tarefa. Assim, o aplicativo envia lembretes para que você nunca mais chegue atrasado para aquela reunião importante com o cliente. O app está disponível para Android e iOS.

    Ferramentas para desenhos e cálculos de medidas

    Esses são aqueles aplicativos de arquitetura que não podem faltar no seu celular ou tablet. Acompanhe os detalhes de cada um:

    5. Adobe Illustrator Draw

    Ele permite a criação de artes em vetorial com camadas de imagem. Também é possível esboçar desenhos com cinco pontas diferentes de caneta, ajustar camadas e enviar o arquivo para outras plataformas do Adobe.

    Esse aplicativo é uma evolução do antigo Adobe Ideas e permite que o arquiteto trace esboços em qualquer lugar. Assim, você nunca mais esquecerá uma ideia por falta de uma ferramenta para iniciar um projeto. Ele está disponível para Android e iOS.

    6. Morpholio Trace

    Esse aplicativo é ideal para arquitetos e pessoas criativas. Ele permite que o usuário desenhe sobre qualquer imagem, insira comentários e crie esboços de projetos. Assim, você já pode criar um croqui e enviá-lo para o cliente. A ferramenta está disponível para o sistema iOS.

    7. RoomScan

    O aplicativo só está disponível para iOS. Ele permite a criação de plantas arquitetônicas rapidamente. Basta fazer uma imagem do local e medir a distância entre as paredes.

    Se combinado com uma trena a laser, ele pode dar informações ainda mais precisas para o arquiteto. A versão “pro” também possibilita a inserção de janelas e portas, por exemplo, deixando o ambiente ainda mais real.

    8. Concept by Fast and Epp

    Ele permite que arquitetos consigam determinar os melhores materiais para serem usados em determinado projeto, sejam eles madeira, concreto, entre outros. Desse modo, o app permite o cálculo fácil sobre a profundidade de cada ambiente e quantidade de material para criar a estrutura necessária. O aplicativo só está disponível para iOS.

    9. Magicplan

    Precisa melhorar a decoração de um ambiente ou dar um novo uso para ele? Esse app pode ajudá-lo a encontrar a solução ideal. Ele faz a medição do espaço e desenha uma planta, utilizando fotos do local. Assim, fica muito mais fácil testar ideias diferentes e apresentá-las aos clientes. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

    10. Autodesk SketchBook

    Você precisa entregar um projeto completo para o cliente, com ideias de cores para a casa ou sala de estar? O SketchBook permite desenhar e pintar projetos, fazer linhas precisas e obter a suavização dos traços como se estivesse desenhando à mão, pois a ferramenta oferece inúmeras opções de pincéis. O aplicativo de arquitetura está disponível para Android e iOS.

    Softwares e aplicativos de arquitetura para projetos

    Precisa criar um projeto excepcional para agradar um cliente? Confira as ferramentas que podem ajudá-lo:

    11. AutoCAD

    Ele é um software disponível para computadores, mas que possui versões mais simples que podem ser utilizadas em celulares e tablets dos sistemas Android e iOS.

    Em geral, a ferramenta permite desenhar, visualizar e editar desenhos em 2D e 3D no celular, tablet ou computador. Assim, o arquiteto consegue revisar o projeto enquanto está visitando uma obra, por exemplo.

    12. Revit

    Esse é um software para arquitetos e engenheiros que permite a projeção e gerenciamento de infraestruturas. A ferramenta contribui na avaliação da viabilidade de uma construção antes mesmo de iniciar a obra. Ela também ajuda a criar modelos para sistemas elétricos e hidráulicos, gerar plantas de pisos, calcular custos e determinar a vida útil da construção.

    O programa ainda possibilita o monitoramento da execução do projeto, permitindo uma melhor administração do tempo para que a obra seja finalizada dentro do prazo. Ele funciona apenas no sistema Windows, sendo disponibilizada uma versão gratuita para estudantes.

    13. SketchUp

    A ferramenta permite criar modelos em 3D e possui algumas funcionalidades parecidas com o AutoCAD. Sendo assim, ela permite criar maquetes eletrônicas, projetos de interiores e outras opções mais complexas.

    O software tem uma plataforma simples e intuitiva, sendo uma das ferramentas preferidas de muitos arquitetos. O programa pode ser executado em computadores com o sistema Windows ou MAC.

    14. ArchiCAD

    Esse programa para computadores do sistema Windows ou MAC possibilita que o arquiteto crie documentos e projetos de arquitetura, tanto da área externa como interna. Ele é intuitivo e permite a execução de desenhos em 2D e 3D.

    Um diferencial desse software é a liberdade de customização que ele oferece. Ele também permite a conexão com plantas, elevações e perspectivas, ou seja, facilita o arquivamento de todas as informações em um mesmo local.

    São inúmeros os aplicativos de arquitetura e softwares disponibilizados no mercado. Basta escolher as opções que mais lhe agradam e ter ainda mais agilidade na execução dos projetos. Gostou deste post? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajude outros colegas e profissionais da área!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!