Professor de comunicação e tecnologia do Grupo Unis fala sobre o fenômeno dos Podcasts
No dia 09 de julho o Prof. Rafael de Almeida Moreira, que ministra disciplinas nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação do Centro Universitário do Sul de Minas, cedeu uma entrevista à EPTV abordando o tema dos Podcasts.
Assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mídia de transmissão de informações, porém a origem da mídia podcast é muito recente e ainda está em seu processo de crescimento, principalmente no Brasil, onde atinge poucas pessoas.
O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
“A gente pode perceber que hoje em dia o mercado de podcast tem um crescimento exponencial, principalmente em função dessa espécie de democratização da informação que a gente vive. Temos acesso a uma banda larga maior, acesso a dispositivos móveis de uma maneira muito facilitada, e isso de certa maneira está alavancando essa produção”, comentou o Prof. Rafael.
O podcast é um conteúdo de mídia (geralmente áudio) transmitido via RSS. Você pode usar agregadores como iTunes ou Ziepod para PCs, BeyondPod ou PodStore para Android, Wecast ou o nativo Podcasts para iOS e mais uma infinidade de aplicativos para todas as plataformas (Agregadores de Podcasts).
“O podcast tem uma característica muito particular. Quando você trabalha com vídeo, você trabalha os sentidos da visão e da audição, enquanto o podcast necessita, exclusivamente, da atenção do seu ouvido. Então enquanto você está fazendo uma tarefa diária, arrumando sua casa, dirigindo, você consegue desprender sua atenção para esse conteúdo, sem precisar parar suas demandas”, explicou o Prof. Rafael.
Os temas são os mais abrangentes possíveis. Cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, Esportivos e muito mais.
“O podcast tem que ser entendido como uma espécie de forma e conteúdo. Então se você alinha um material de boa qualidade técnica e com um conteúdo bem trabalhado, você consegue atrair o seu público. Além de trabalhar também com diferenciais, uma informação diferenciada pode ser uma forma de conquistar o seu público”, concluiu o Prof. Rafael.