Especialista em moeda virtual dá palestra e participa de Simpósio em Varginha
Já ouviu falar de bitcoin? Assim como o real ou o dólar, por exemplo, ela é uma moeda, mas um pouco diferente: não existe fisicamente, somente no meio virtual.
Criado em 2009, ela pode ser adquirida por qualquer pessoa. Inicialmente 1 bitcoin valia $60,00. Hoje, o valor unitário é de $17.000,00.
Mas como funciona a comercialização com o bitcoin? É simples: a moeda virtual fica guardada em uma espécie de carteira que é criada quando o usuário se cadastra. Ele recebe um código que é utilizado nas transações. Quando ela quiser comprar algo, ele fornece ao vendedor esse código, tendo a segurança de ter sua identidade mantida.
Ranulfo Braga Sobrinho, que é professor da Unicamp acaba de lançar um livro sobre o tema. Intitulado “Blockchain para empreender”, que pretende orientar os interessados em investir em moedas virtuais. Segundo ele, “num futuro próximo, as empresas se renderão a esse novo modelo de compra e venda, que permite que muitas transações possam ser feitas sem um intermediário. Temos relatos de experiências de sucesso e como têm sido bem sucedidas”. Ele está em Varginha para participar do SIMGETI, Simpósio Mineiro de Gestão, Educação, Comunicação e Tecnologia da Informação, que está em sua terceira edição e oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de publicação de trabalhos científicos. Os trabalhos são apresentados de forma oral, tendo cada participante cerca de 15 minutos para expor sua ideia, seguida de um debate. As atividades estão sendo realizadas no Campus I do Centro Universitário do Sul de Minas.