Diálogo sobre Psicologia Jurídica com Especialistas da Área
Estudantes dos cursos de Psicologia e Direito do Grupo Unis participaram, no dia 8 de setembro, de um evento de integração focado na área da Psicologia Jurídica. O encontro reuniu profissionais ligados à atuação e proporcionou um debate enriquecedor sobre a aplicação da psicologia no contexto jurídico e penal.
O evento contou com a participação de especialistas que atuam diretamente em instituições cruciais para o sistema de justiça. Entre os palestrantes, estavam o psicólogo do Presídio de Varginha, Daniel Nogueira Ferreira, o coordenador do Centro de Alternativas Penais (CEAPA) de Varginha, Gabriel Kentenich, e a psicóloga Dânica Caxin, do Núcleo de Capacitação e Prevenção à Violência (Nucap) e também psicóloga perita em processos forenses.
Durante a discussão, o psicólogo do Presídio de Varginha Daniel Ferreira detalhou os desafios e a importância da atuação do psicólogo no ambiente prisional, destacando o trabalho de acompanhamento de indivíduos privados de liberdade. Ele ressaltou como o profissional de psicologia é fundamental para a análise do comportamento e para a elaboração de pareceres que auxiliam as decisões judiciais, como a progressão de regime.
Na sequência, o coordenador do CEAPA de Varginha, Gabriel Kentenich, apresentou as atividades do centro, que oferece acompanhamento psicossocial a pessoas em cumprimento de penas alternativas. Ele enfatizou a importância de se pensar em medidas que vão além da privação de liberdade, buscando a reinserção social e a redução da reincidência por meio de intervenções psicológicas.
Por fim, a psicóloga Dânica Caxin trouxe a perspectiva da prevenção e do atendimento a vítimas de diversas formas de violência. Ela abordou a relevância do trabalho de amparo psicológico a essas pessoas, destacando como o apoio especializado é crucial para o processo de superação e para a atuação no sistema de justiça, garantindo que a vítima seja ouvida e tenha seus direitos respeitados. Também comentou sobre avaliações que realiza em processos junto ao Fórum, com dicas práticas aos alunos que desejam seguir por essa área.
O evento permitiu a troca de experiências práticas da atuação articulada entre direito e psicologia. Segundo o coordenador do curso de psicologia de Grupo Unis, prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior, “ouvir a experiência e percepção de quem está na execução dos serviços sempre contribui para a formação e o interesse dos estudantes. Foi uma experiência muito rica para todos que estiveram presentes”.