Alunos de Psicologia desenvolvem trabalhos e produções que articulam Psicologia e Arte

Entre os dias 20 e 22 de outubro aconteceu a culminância as atividades práticas supervisionadas no curso de Psicologia do Centro Universitário do Sul de Minas. Neste semestre as atividades estiveram focadas em uma única prática, envolvendo a articulação entre Psicologia e Arte.

O projeto teve início no final de agosto, no Dia do Psicólogo, com uma mesa redonda virtual que contou com as considerações e reflexões do professor e psicanalista Marco Antônio Nogueira Azze, da roteirista de animação Isabella Silva Pannain e do psicólogo e bailarino Luis Gustavo Roque Lelis, iniciando as provocações relacionadas às interfaces entre psicologia e arte. E agora, em outubro, aconteceram as apresentações dos resultados alcançados pelos alunos.

A culminância teve início com uma palestra que abordou diversas práticas integrativas e complementares na área da saúde e em especial do SUS e o psicodrama, conduzida por Eveline Massa Ribeiro, que além de psicóloga, tem formação em pedagogia, letras, artes visuais e teatro. Em seguida passou-se para as apresentações dos alunos, que se deu de forma virtual. Foram 22 grupos apresentando seus trabalhos, articulando a psicologia com as mais diversas manifestações artísticas, como cinema, dança, teatro, artes plásticas, música, entre outras.

O grupo da aluna Eliana Zati, do segundo período, fez uma análise do conteúdo psicológico trabalhado na série The Midnigth Gospel, exibida em um canal de streaming. Segunda a aluna: “O projeto Psicologia e Arte cumpriu muito bem com a ideia de Vygotsky quando nos aponta que ‘a arte é trabalho do pensamento, mas de um pensamento emocional inteiramente específico’. O Seminário promoveu esse trabalho do pensamento, essa reelaboração emocional humana, essa sensibilidade tão necessária à nossa construção enquanto sujeitos de nossas buscas e, principalmente, enquanto alunos que se almejam psicológicos. Muito obrigada pela construção e reflexão. Seguimos juntos, mesmo que distantes!”.

Já o grupo da aluna Laryssa Bittencourt trabalhou a relação da psicologia com o cinema. O grupo produziu um curta metragem chamado “Espelhos” que narra os primeiros sintomas psicóticos de uma escritora, o conflito vivido, a tomada de consciência e a busca pela ajuda. Para a aluna: “Foi muito rica e inspiradora  essa  atividade prática, porque nada melhor do que  arte e psicologia, e melhor ainda quando podemos nos envolver de corpo e alma em projetos como esse. Parabéns aos professores e à coordenação  do Grupo Unis”.

Fica o registro do agradecimento a todos os alunos e professores que muito se esforçaram no projeto e trouxeram resultados surpreendentes na forma de articular psicologia e arte.