Conselhos Empresariais do Sul de Minas e da Zona da Mata encerram ano de atividades analisando as perspectivas para Minas Gerais e o Brasil em 2023

No dia 01 de dezembro os Conselhos Empresariais do Sul de Minas (CESUL) e da Zona da Mata (CEZOM), realizaram o 47º encontro do Grupo, o último de 2022.

Os Conselhos são compostos por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região. A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL e do CEZOM.

No último encontro do ano, o Grupo recebeu dois palestrantes, que apresentaram importantes análises e considerações sobre Minas Gerais e o Brasil para o próximo ano.

Primeiro, o economista e doutor em ciência política e comentarista do Jornal da TV Cultura, Ricardo Sennes, falou com os presentes sobre os cenários e perspectivas econômicas para o Brasil em 2023, fazendo uma análise tanto do cenário econômico quanto do contexto pós-eleitoral, trazendo destaque principalmente para a composição do novo Congresso Nacional e os possíveis impactos para o próximo ano.

Em um segundo momento, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, trouxe a pauta do desenvolvimento econômico falando com os presentes sobre atração de investimentos e perspectivas para o sul de Minas e o estado como um todo.

Fazendo uma análise de toda a primeira gestão do Governo de Romeu Zema, Fernando Passalio destacou programas importantes instituídos pela gestão como o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, que tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender do Brasil, com mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

Em sua fala, Fernando Passalio trouxe também algumas expectativas para os próximos quatro anos da gestão do Governo de Romeu Zema, como foco na ampliação da atração de investimentos e no reforço das ações pela desestatização cada vez maior do estado de Minas Gerais.

Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas, os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço. E em 2019, foi inaugurado o CESUL Regional Pouso Alegre.

O CESUL e o CEZOM contam com o apoio dos parceiros e patrocinadores Sicoob Credivar, Via Café Garden Shopping, Unimed Varginha, CesulLab e Grupo Unis no planejamento e execução das suas atividades.