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Conselho de Educação Básica do Sul de Minas: educadores debatem sobre estratégias criativas para a transmissão do conhecimento

Escrito por fernandaqueiroz | 28/06/2019 19:28:11

No dia 28 de junho as principais lideranças da educação básica da região se reuniram na Cidade Universitária, no quarto encontro do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL). O evento visa disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.

O quarto encontro do Conselho trouxe uma palestra sobre “O Professor Estratégico e a Escola Criativa” para os diretores e supervisores das escolas de onze cidades da região. Na ocasião estiveram presentes também representantes da Secretaria da Educação, da Superintendência Regional de Ensino e os professores Alejandro Rojas Jardel e Patrico Mandariaga, da Universidad Vina Del Mar, do Chile.

A palestra foi ministrada por Cecília Resende Alves, assessora pedagógica do Grupo Bernoulli, ex-Superintendente de Ensino Médio e Juventudes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Coordenadora da Educação Integral em Minas Gerais, entre os anos de 2016 e 2018. Cecilia possui graduação em Matemática e Mestrado em Educação.

Mais de 70 diretores, supervisores e profissionais da educação básica estiveram presentes no encontro, representando os municípios de Varginha, Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Carmo da Cachoeira, Elói Mendes, Cordislândia, Luminárias, Paraguaçu, Três Corações e Três Pontas.

Durante a palestra, Cecilia reforçou o papel da escola no desenvolvimento criativo do processo de aprendizagem e transmissão de conhecimento. “Na prática, quantas vezes a escola não se limita a dar informação sobre algumas coisas? Informação não é conhecimento. A nossa maior intencionalidade deve ser ajudar cada estudante a selecionar, criticar, comparar e elaborar novos conceitos a partir dos que eles já têm”, ressaltou.

Os educadores presentes debateram sobre o papel cada vez mais importante da escola em desenvolver competências e habilidades que permitam aos alunos encontrar as informações, lidar com elas, discernir quais são importantes em determinado momento, analisá-las, criticá-las e tirar as próprias conclusões.

Do ponto de vista prático, isso significa que é necessário que os estudantes descubram caminhos. Quanto mais ‘pronto’ é o conhecimento que lhes chega, menos estarão desenvolvendo habilidades”, concluiu Cecilia.

Sobre o Conselho de Educação Básica

Criado em agosto de 2018, o CEBSUL busca proporcionar às lideranças da educação básica do Sul de Minas um momento de aprendizado com as palestras e também incitar debates e discussões quantos às melhores práticas a serem adotadas.

Os encontros periódicos do Conselho visam, junto a diretores, supervisores e a Superintendência Regional de Ensino, disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.