Conselho de Educação Básica do Sul de Minas: educadores debatem sobre estratégias criativas para a transmissão do conhecimento
No dia 28 de junho as principais lideranças da educação básica da região se reuniram na Cidade Universitária, no quarto encontro do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL). O evento visa disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.
O quarto encontro do Conselho trouxe uma palestra sobre “O Professor Estratégico e a Escola Criativa” para os diretores e supervisores das escolas de onze cidades da região. Na ocasião estiveram presentes também representantes da Secretaria da Educação, da Superintendência Regional de Ensino e os professores Alejandro Rojas Jardel e Patrico Mandariaga, da Universidad Vina Del Mar, do Chile.
A palestra foi ministrada por Cecília Resende Alves, assessora pedagógica do Grupo Bernoulli, ex-Superintendente de Ensino Médio e Juventudes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Coordenadora da Educação Integral em Minas Gerais, entre os anos de 2016 e 2018. Cecilia possui graduação em Matemática e Mestrado em Educação.
Mais de 70 diretores, supervisores e profissionais da educação básica estiveram presentes no encontro, representando os municípios de Varginha, Alfenas, Boa Esperança, Campanha, Carmo da Cachoeira, Elói Mendes, Cordislândia, Luminárias, Paraguaçu, Três Corações e Três Pontas.
Durante a palestra, Cecilia reforçou o papel da escola no desenvolvimento criativo do processo de aprendizagem e transmissão de conhecimento. “Na prática, quantas vezes a escola não se limita a dar informação sobre algumas coisas? Informação não é conhecimento. A nossa maior intencionalidade deve ser ajudar cada estudante a selecionar, criticar, comparar e elaborar novos conceitos a partir dos que eles já têm”, ressaltou.
Os educadores presentes debateram sobre o papel cada vez mais importante da escola em desenvolver competências e habilidades que permitam aos alunos encontrar as informações, lidar com elas, discernir quais são importantes em determinado momento, analisá-las, criticá-las e tirar as próprias conclusões.
“Do ponto de vista prático, isso significa que é necessário que os estudantes descubram caminhos. Quanto mais ‘pronto’ é o conhecimento que lhes chega, menos estarão desenvolvendo habilidades”, concluiu Cecilia.
Sobre o Conselho de Educação Básica
Criado em agosto de 2018, o CEBSUL busca proporcionar às lideranças da educação básica do Sul de Minas um momento de aprendizado com as palestras e também incitar debates e discussões quantos às melhores práticas a serem adotadas.
Os encontros periódicos do Conselho visam, junto a diretores, supervisores e a Superintendência Regional de Ensino, disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.