Notícias

Alunos de Nutrição estimulam aproveitamento de resíduos orgânicos através de Alimentação Alternativa

Escrito por gustavosilva | 14/11/2018 11:00:11

No mês de outubro alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas apresentaram a prática da alimentação alternativa a participantes do projeto “Recanto da Criança Feliz”, em Varginha.

Para instruir a população sobre como aproveitar os alimentos de forma integral, apresentar sobre o método da alimentação alternativa, contribuir para a redução de resíduos orgânicos e estimular a culinária, os alunos realizaram uma aula prática no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim Áurea. Os 16 participantes receberam cadernos de receitas, que trazem o aproveitamento total dos alimentos e a descrição das propriedades nutricionais.

Avaliou-se o conhecimento do grupo sobre a alimentação alternativa e a aceitação do aproveitamento integral dos alimentos através da aplicação de um questionário validado adaptado contendo questões semiabertas relacionadas ao conhecimento da alimentação alternativa.

Após a degustação das receitas, foi aplicado outro questionário contendo questões sobre a aceitabilidade da população em relação as culinárias realizadas. Após o término da preparação das receitas, os participantes foram orientados sobre as vantagens de consumir os alimentos envolvidos e suas preparações, sua funcionalidade no organismo e todas as informações necessárias, fazendo com que a própria população possa interagir de uma forma que aprenda as receitas através da prática, percebendo que além de fáceis podem ser bem nutritivas e ao mesmo tempo agradáveis ao paladar.  Sobretudo, perceberão a importância da consciência ambiental como cidadãos, contribuindo assim com o meio ambiente, evitando o excesso de lixo nas residências.

A alimentação alternativa é um método de aproveitar todos as partes dos alimentos, possibilitando um aporte nutricional, redução de custos alimentares e da quantidade de lixo orgânico. Os resíduos orgânicos são considerados sobras alimentares de origem vegetal e animal, provenientes de Unidade de Alimentação e Nutrição, domicílios, escolas, indústrias e locais que comercializam alimentos.

É necessário que todos os indivíduos tenham consciência sobre a quantidade de lixo orgânico e inorgânico que é utilizado diariamente. A responsabilidade socioambiental promove ações que respeitam o meio ambiente tendo como objetivo a sustentabilidade e a redução de resíduos.