Skip to content

Alunos de Nutrição estimulam aproveitamento de resíduos orgânicos através de Alimentação Alternativa

No mês de outubro alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas apresentaram a prática da alimentação alternativa a participantes do projeto “Recanto da Criança Feliz”, em Varginha.

Para instruir a população sobre como aproveitar os alimentos de forma integral, apresentar sobre o método da alimentação alternativa, contribuir para a redução de resíduos orgânicos e estimular a culinária, os alunos realizaram uma aula prática no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim Áurea. Os 16 participantes receberam cadernos de receitas, que trazem o aproveitamento total dos alimentos e a descrição das propriedades nutricionais.

Avaliou-se o conhecimento do grupo sobre a alimentação alternativa e a aceitação do aproveitamento integral dos alimentos através da aplicação de um questionário validado adaptado contendo questões semiabertas relacionadas ao conhecimento da alimentação alternativa.

Após a degustação das receitas, foi aplicado outro questionário contendo questões sobre a aceitabilidade da população em relação as culinárias realizadas. Após o término da preparação das receitas, os participantes foram orientados sobre as vantagens de consumir os alimentos envolvidos e suas preparações, sua funcionalidade no organismo e todas as informações necessárias, fazendo com que a própria população possa interagir de uma forma que aprenda as receitas através da prática, percebendo que além de fáceis podem ser bem nutritivas e ao mesmo tempo agradáveis ao paladar.  Sobretudo, perceberão a importância da consciência ambiental como cidadãos, contribuindo assim com o meio ambiente, evitando o excesso de lixo nas residências.

A alimentação alternativa é um método de aproveitar todos as partes dos alimentos, possibilitando um aporte nutricional, redução de custos alimentares e da quantidade de lixo orgânico. Os resíduos orgânicos são considerados sobras alimentares de origem vegetal e animal, provenientes de Unidade de Alimentação e Nutrição, domicílios, escolas, indústrias e locais que comercializam alimentos.

É necessário que todos os indivíduos tenham consciência sobre a quantidade de lixo orgânico e inorgânico que é utilizado diariamente. A responsabilidade socioambiental promove ações que respeitam o meio ambiente tendo como objetivo a sustentabilidade e a redução de resíduos.