Alunos do segundo período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas recentemente visitaram estabelecimentos que comercializam, estocam e armazenam alimentos, para observarem fatores que interferem na qualidade nutricional dos produtos.
Os universitários estiveram em supermercados, padarias, mercearias e sacolões, observando o estado dos alimentos, com o objetivo de identificar a presença de fatores intrínsecos e/ou, especialmente, extrínsecos que estavam interferindo na qualidade dos produtos. Fatores como, temperatura e umidade relativa do ar podem impactar no processo de deterioração destes.
Desta forma, foi observado que alimentos tanto de origem animal, quanto vegetal ou ainda processados e ultraprocessados apresentavam alterações em sua estrutura causadas pelos fatores supracitados. Alimentos como uva, abacaxi, maracujá, carnes, pão de forma, foram alguns de diversos que apresentaram comprometimento. A alface, por exemplo, por sua maior atividade de água mostrou deterioração rápido.