Alunas de Estética e Cosmética Produzem Resumo Expandido para Submissão ao IV Congresso Multiprofissional da Saúde

A pesquisa científica é fundamental para a área estética, pois estimula inovações, valida técnicas e produtos, tornando os resultados mais seguros e eficazes, além de possibilitar soluções personalizadas e diferenciadas.

Na última quinta-feira, alunas do 3º e 4º períodos do curso de Estética do Grupo Unis apresentaram uma prévia do resumo expandido que será submetido ao IV Congresso Multiprofissional da Saúde, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro. A professora Stellen Guimarães, responsável pela disciplina de Pesquisa em Estética, comentou: “Senti-me lisonjeada em orientá-las, pois os trabalhos realizados foram excelentes. Este primeiro contato com a pesquisa é um estímulo para que continuem a produzir com embasamento científico e o rigor que a apresentação acadêmica exige.”

A professora está orientando quatro trabalhos para o Congresso. Um deles, intitulado “Desafios dos Cuidados para a Pele Oleosa: Conscientização”, foi elaborado pelas alunas Danielle Lúcia da Silva Freitas, Karen Luane de Oliveira, Suelen Francisca da Silva e Raissa Paravizo.

Karen Luane explica: “Esse trabalho aborda os desafios dos cuidados com a pele oleosa, considerando que muitas pessoas não conhecem seu tipo de pele e, portanto, não sabem quais cuidados tomar. O objetivo é conscientizar e educar sobre os cuidados diários, já que a maioria dos brasileiros afirma ter pele oleosa, segundo pesquisa da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). É crucial que os profissionais da saúde tenham um conhecimento aprofundado sobre o tema, conhecendo bem as opções de tratamentos e realizando abordagens personalizadas.”

Outro tema discutido é o “Uso Excessivo de Fontes de Calor: Conscientização dos Danos Causados na Haste Capilar”, apresentado pelas alunas do 3º período Karoni Carvalho, Marcela Machado, Maria Clara Nepomuceno e Maria Eduarda Silva. Karoni afirma: “Este artigo foi desenvolvido com foco na sociedade, pois muitas vezes nos submetemos ao uso excessivo de fontes de calor por falta de conhecimento e influência da mídia. O nosso trabalho mostra os danos causados ao cabelo e oferece orientações de cuidados.”

As alunas Suelem Mantovani Naves, Maria Edilene Mendes e Karen Cristina Divino abordaram o tema “Hipercromias Pós-Inflamatória de Acne: Mecanismos Fisiopatológicos e Possíveis Tratamentos”. Suelem destaca: “A importância deste tema está na dificuldade que pessoas com hipercromias enfrentam para encontrar tratamentos e orientações de cuidados mais eficazes, tanto em casa quanto em cabine.”

Por fim, as alunas Emanuelly Finoti, Laís Ribeiro, Livya Ribeiro e Mell Ribeiro exploraram o tema “Toxina Botulínica na Estética: Uma Ferramenta Versátil no Rejuvenescimento Não Cirúrgico”. Livya ressalta: “Este trabalho aborda a toxina botulínica A (TBA) e sua popularização em procedimentos de rejuvenescimento facial não cirúrgico. O objetivo é demonstrar seus benefícios, eficácia e possíveis complicações, evidenciando a necessidade de consultar um profissional qualificado para evitar complicações.”

Esses trabalhos refletem o comprometimento das alunas em contribuir para o avanço da pesquisa na área estética e evidenciam a importância da educação e conscientização sobre cuidados de saúde e estética.

Para mais informações sobre o evento, acesse o link: IV Congresso Multiprofissional da Saúde.