Vocês certamente já viram falar muito por aqui sobre as tais metodologias ativas, tão presentes nas dinâmicas de ensino contemporâneas, e também nas práticas do Grupo Unis.
Estamos realizando por aqui uma pequena série de textos detalhando as metodologias ativas, e apresentando exemplos de práticas desenvolvidas através dessas metodologias dentro das dinâmicas de atividades realizadas por professores e alunos do Grupo Unis. Vamos lá?!
O principal objetivo desta metodologia de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. Nessa proposta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.
De acordo com professores e pesquisadores na área da Educação, a tecnologia traz hoje a integração de todos os espaços e tempos. O processo de ensinar e aprender acontece numa interligação constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital.
As metodologias ativas encontram, nessa nova realidade, um caminho amplo para explorar suas diversas ferramentas. Hoje vamos detalhar uma das possibilidades dessas metodologias, aplicadas fortemente nas aulas do Grupo Unis, sejam elas presenciais ou online: a aprendizagem baseada em projetos!
A aprendizagem baseada em projetos, ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta. Ao invés de explicar todos os detalhes de uma atividade, o aluno é convidado a participar de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada.
O PBL é definido como um método sistemático de ensino-aprendizagem que envolve os alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio de um processo de investigação, estruturado em torno de questões complexas e autênticas e de produtos e tarefas cuidadosamente planejadas.
A expressão aprendizagem baseada em projetos surge, às vezes, como sinônimo de aprendizagem baseada em problema, por aparecerem na língua inglesa como Project Based Learning e Problem Based Learning utilizando a mesma sigla, o que aumenta a confusão.
Embora o desenvolvimento de um projeto geralmente ocorra com a resolução de problemas, uma metodologia tem como foco o problema, e a outra, o projeto. Ambas têm como premissas o ensino centrado no aluno e a aprendizagem colaborativa e participativa. Em geral, a terminologia “aprendizagem baseada em projeto” é aplicada a modalidades em que há um produto tangível como resultado.
Ter projeto como objetivo final é um grande fator de motivação: os alunos identificam um sentido para buscar e selecionar informações, relacionar o que encontram com o que já têm, compartilhar ideias com colegas e professores, agir e interagir para chegar ao objetivo. De acordo com alunos e professores que utilizam da metodologia, o ponto mais positivo dessa abordagem é a possibilidade de trabalhar com projetos.
Normalmente, o caminho oferecido aos alunos com essa metodologia é bastante simples:
os alunos recebem um problema;
os alunos devem investigar quais são as possíveis causas desse problema (elaboração das hipóteses);
já conhecendo a questão e suas origens, os alunos precisam definir as táticas para a resolução do erro;
com o plano estabelecido, por fim, eles passam à execução do plano.
Dessa forma, a ideia é que o aluno seja capaz de interagir com sua realidade, estabelecer o que há de errado e, de forma objetiva, sugerir soluções e prevenções.
Além de melhorar os índices de engajamento e presença nas aulas, a metodologia se destaca pelo avanço do desempenho dos alunos em atividades ligadas à lógica e análise de problemas, envolvendo lições de matemática e ciências, entre outras disciplinas.
Através dessa metodologia os alunos passam a se motivar mais e melhoram as interações dentro de seus grupos. Além de permitir aos professores novas formas de avaliar as dificuldades de cada estudante e da turma como um grupo.
Esta metodologia possui suas vantagens também para aplicações no mercado de trabalho, uma vez que são capazes de revelar as lideranças e habilidades de seu grupo. O PBL ajuda o aluno a valorizar a capacidade de cada membro do grupo, reforça o conceito de colaboração entre os profissionais, e permite um sólido Empoderamento Criativo, trabalhando pontos como:
São muitos os benefícios ao trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula. O principal é a transformação na forma de conceber o aprendizado, incentivando que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias.
No Grupo Unis, queremos alunos proativos, então, buscamos adotar metodologias nas quais eles se envolvam em atividades cada vez mais complexas, e que tenham de tomar decisões e avaliar resultados, com apoio de materiais relevantes. Queremos que sejam criativos, então precisamos oferecer a eles inúmeras possibilidades de mostrar sua iniciativa.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Nos vemos no próximo texto da nossa série sobre Metodologias Ativas!