Embora a palavra logística nos remete a apenas atividades ligadas aos transportes, a logística empresarial refere-se à gestão dos fluxos de produtos, serviços e informações correlatas na organização e em toda a sua cadeia de suprimentos, visando ao atendimento das necessidades dos clientes ao menor custo possível para a organização.
A logística vem sofrendo ao longo dos anos constantes mudanças e cada vez mais assumindo um papel estratégico dentro da gestão da empresa. Antes os departamentos eram vistos como áreas distintas e não relacionadas.
Hoje com a globalização e a competitividade cada vez maior, as pequenas empresas precisam pensar cada vez na logística empresarial como sendo uma ferramenta capaz de interligar todos os participantes da cadeia de suprimentos.
Para o pequeno empresário a logística pode trazer diversos benefícios como a redução dos custos operacionais da empresa. Hoje uma palavrinha que não sai da cabeça de qualquer organização é “CUSTO”. A logística para uma pequena empresa pode contribuir muito na redução de custos logísticos e consequentemente trazendo uma melhor lucratividade.
Pode-se trabalhar com a integração dos processos, diminuindo retrabalho, pode- se trabalhar com um atendimento e uma prestação de serviço cada vez mais personalizada, diminuição de custos com estoques altos e custos elevados com transportes que hoje representam em sua maioria cerca de ⅔ dos custos logísticos dentro de uma empresa.
Hoje o foco das empresas tem sido a prestação de serviço que elas prestam, o trabalho da empresa não termina quando finaliza a entrega do produto final no cliente, existem os fluxos de materiais, o fluxo de dinheiro , e principalmente o fluxo de informação entre todos os participantes da cadeia de suprimentos, por isso a importância da participação da pequena empresa nesse processo, ela que vai abastecer toda essa cadeia de informações que serão importantes na tomada de decisão das grandes empresas.
O atual cenário logístico tem feito com que os pequenos empresários se utilizem cada vez mais da tecnologia, pois o ciclo de vida do produto está cada vez menor, fazendo com que as empresas tenham que trabalhar com um número cada vez maior de Canais de distribuição e a diversidades de produtos.
O pensamento da logística empresarial deve ter sempre a preocupação e a busca incessante pela redução de custos, mas nunca deixando de lado a qualidade tanto no produto mais principalmente na prestação de serviço.
Artigo de autoria do Prof. Thiago de Carvalho Faria.