O atual cenário profissional no Brasil tem demonstrado que conseguir um emprego é tarefa que requer cada vez mais dedicação. Isso porque, além do investimento em qualificação, o profissional precisa utilizar de estratégias cada vez mais criativas para se diferenciar da concorrência.
A busca por um emprego já começa na confecção do currículo. Ele é encarado como uma espécie de “Cartão de visitas” do profissional, ou seja, é baseado nele que o recrutador pode eliminar o candidato, ou chamá-lo para uma entrevista.
Além de uma estrutura bem feita, o currículo precisa estar abastecido de atrativos para que, quem o receba, fique atento às suas qualificações e veja potencial no seu poder de trabalho.
A Revista EXAME abordou esse tema em uma de suas edições e apontou que currículos com textos extensos, formatação que desfavorece a leitura e visual carregado são pontos que fazem com que os recrutadores desistam do seu currículo.
E quais seriam as dicas que te ajudariam a montar um currículo atrativo? A gente selecionou 6 dicas para te ajudar nessa questão:
Um recrutador, quando está no processo de seleção de candidatos, procura por palavras que identifiquem se o currículo encaixa na vaga. Por exemplo: se você é um profissional de TI, é fundamental que constem nomes de sistemas, que você domina, linguagens, projetos e certificados específicos. Dessa forma, o avaliador já terá uma ideia de que tipo de profissional você é e poderá se dispor a uma leitura mais atenta.
Na hora de redigir o conteúdo do seu currículo, procure montar textos que sejam os mais enxutos possíveis. Uma redação clara e concisa é um dos segredos de um currículo atraente. O ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada.
Organizar as informações por ordem de relevância é uma forma de favorecer a rápida compreensão do seu currículo. O que isso quer dizer? É simples! Organize do mais ao menos pertinente para a vaga em questão.
Nada pode ser mais comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de português. Por isso, fique atento e faça uma revisão detalhada antes de enviar para a vaga em questão. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, por exemplo, consulte algum dicionário (físico ou online).
Outra dica importante é não inventar formatos diferentes para impressionar o avaliador. A simplicidade pode ser a porta para o seu sucesso. Faça a diagramação das informações usando o tamanho A4 (que é o padrão no Brasil) e utilize fontes que facilite a leitura.
As empresas têm valorizado muito o aspecto comportamental. Por isso, se você participa de alguma ONG, faz trabalho voluntário, participa de uma banda, por exemplo, elas podem constar no seu currículo. Segundo os recrutadores, é aceitável incluir algo sobre as suas atividades extracurriculares no currículo. Essas atividades mostram um pouco de quem você é fora do ambiente de trabalho.
Mas vale uma dica aqui: evite o autoelogio. Falar sobre o seu perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém criativo, alegre, dedicado, entre outros.
Fazer um currículo atraente e adaptá-lo às expectativas e características específicas do potencial empregador é um dos segredos do sucesso. Se a empresa busca um profissional com perfil ligado à gestão de projetos, por exemplo, coloque em evidência todos os seus cursos e experiências nessa área. Ou seja: ao invés de mandar um currículo genérico, envie algo que você fez pensando especialmente no estilo e na cultura daquela organização e nas exigências da vaga.
Depois de todas essas dicas, é hora de colocar tudo em prática. Os recrutadores apontam algumas informações que devem estar disponíveis no formato do que deve constar no seu currículo.
Agora que você sabe como montar seu currículo, é hora de colocar ele no mercado! Selecione as vagas que mais te interessam, prepare seu documento com as dicas que demos e boa sorte!
A gente se vê logo! Até mais!