Como será o futuro das profissões?

    Com os avanços tecnológicos, várias profissões têm sofrido mudanças. Algumas deixam de existir, outras ficam diferentes e poucas se mantém da mesma forma. Mas será que isso vai gerar uma legião de desempregados?

    Na verdade, não. O futuro das profissões ainda é incerto, mas já podemos vislumbrar o que vai acontecer nos próximos 10, 20 ou 30 anos. Basta olhar para o que já acontece atualmente com as carreiras que já foram afetadas pela tecnologia.

    Vamos ver alguns desses casos?

    Veículos autônomos

    Os veículos autônomos são uma das grandes apostas para o futuro. Não só no transporte urbano, mas também no trabalho com maquinário, essa tecnologia tem se mostrado bastante promissora.

    Isso significa que a atividade agrícola vai adotar máquinas autônomas com mais frequência, principalmente quando a tecnologia ficar mais acessível. Então, quem antes trabalhava dirigindo os tratores, plantadeiras e semeadoras, por exemplo, vai acabar perdendo o emprego, correto?

    Errado. Esse profissional pode ficar responsável por fazer o controle remoto do maquinário, ou passar a cuidar da manutenção do equipamento para garantir que ele sempre estará funcionando como deveria.

    Inteligência artificial em chats

    A inteligência artificial também entrou com tudo no mercado contemporâneo. Já é fácil encontrar sites que tem um assistente virtual para te atender via chat, conversar e resolver seus problemas.

    Ainda assim, a inteligência artificial tem um limite. Mesmo que ela aprenda à medida que trabalha, ela só é capaz de seguir aquilo que foi programada para fazer. Em outras palavras, problemas mais complexos sempre exigirão um profissional responsável para assumir a direção do atendimento.

    Essa tecnologia ajuda a reduzir o volume de contatos que os atendentes humanos precisam fazer diariamente. Como resultado, cada cliente recebe mais atenção do que antes, a empresa conquista as pessoas que entram em contato e o atendente virtual resolve questões simples de maneira rápida e eficiente.

    Aplicativos bancários

    Os aplicativos bancários também impuseram uma grande mudança no mercado de trabalho. Já é possível acessar todos os serviços do seu banco por meio de um smartphone, o que torna o trabalho do caixa, e do seu gerente, obsoletos.

    Por outro lado, o uso da tecnologia sempre gera dúvidas e em alguns casos as pessoas precisam entrar em contato com algum humano antes de realizar uma operação.

    É para lá que vão esses profissionais. Assim como no caso da inteligência artificial, o aplicativo bancário reduz o volume de atendimentos diários que as pessoas precisam fazer. Isso permite que elas deem mais atenção ao cliente e foquem no relacionamento.

    Redes sociais

    Por mais que as redes sociais já façam parte da nossa rotina há anos, é importante pensar, também, nas mudanças que elas trouxeram para o mercado.

    Antes as empresas precisavam se preocupar apenas com seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e suas propagandas. Com o advento das redes sociais, foi necessário criar todo um segmento de trabalho. Nele, podemos encontrar pessoas que trabalham com:

    • Planejamento de marketing digital;
    • Gestão de comunidade;
    • Produção de conteúdo para web;
    • Edição de vídeos e imagens.

    Se você reparar, a tecnologia não tem tirado empregos. Pelo contrário, ela acaba com algumas atividades operacionais e coloca o profissional para lidar com outros seres humanos. É essa a tendência: quanto mais tecnologia existir, maior será o foco no relacionamento interpessoal.

    Quer aprender um pouco mais sobre essas mudanças? Baixe nosso e-book sobre Futuro das profissões: saiba como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.

     

    cta-eBook-futuro-das-profissoes




    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!