Como é o curso de Engenharia de Produção EaD? Entenda!

    No texto de hoje explicaremos com mais detalhes como é o curso de Engenharia de Produção EaD do Grupo Unis, e como você pode atuar como um Engenheiro estudando a distância.

    Engenharia de Produção: O que é?

    A Engenharia de Produção é uma área responsável por garantir a eficácia e otimização dos processos produtivos, por meio de estratégias que reduzam os custos e aumentem a produtividade da empresa.

    Por que fazer um curso em Engenharia de Produção?

    O Engenheiro de Produção é um dos profissionais mais requisitados no mercado, afinal, toda empresa deseja e precisa gerenciar os recursos de forma efetiva e consequentemente aumentar sua rentabilidade.

    Para isso, precisa de um profissional que seja capacitado para planejar e gerenciar os processos produtivos, com base em um conhecimento técnico relacionado à economia, transporte, logística, gestão de pessoas e administração.

    Por possuir um mercado amplo de atuação a profissão está sempre em alta, o curso é um dos 10 mais procurados pelos estudantes, revelou o Censo da Educação Superior.

    Então, sabendo dessa necessidade que o mercado tem em relação a profissionais desse setor, o Grupo Unis (Centro Universitário do Sul de Minas) desenvolveu o Curso de Bacharelado a Distância em Engenharia de Produção.

    Nele, o aluno tem flexibilidade para realizar os estudos no tempo que for melhor para ele, além de poder se conectar a um ensino a distância de qualidade, que alia a teoria com a prática de mercado.

    Como é o mercado de trabalho em Engenharia de Produção?

    O profissional formado em Engenharia de Produção tem uma infinidade de oportunidades nos mais variados setores do mercado. Ele pode trabalhar desde a indústria, refino de petróleo e metalúrgica até o setor de comércio. Podendo optar também tanto pelo setor privado como o público, por meio de concursos em instituições reconhecidas.

    Entre as principais áreas que o profissional pode atuar em Engenharia de Produção, podemos destacar as seguintes:

    • Planejamento e controle de produção: É o responsável pelo planejamento e organização de todo o processo estratégico da linha de produção.  Cuidando das operações logísticas, seleção de matérias-primas e controle de qualidade;
    • Agroindústria: O Engenheiro de Produção que opta pela agroindústria, atua no gerenciamento e controle de todo o processo agroindustrial, como a comercialização de produtos e distribuição;
    • Desenvolvimento organizacional: O profissional que escolhe essa área, será responsável por gerenciar todo o controle financeiro da empresa. Desde custos até investimentos, analisando e propondo soluções para que a saúde financeira esteja sempre em dia;
    • Engenharia do trabalho: Na área de Engenharia de trabalho, o profissional é quem está à frente da coordenação de equipes, seja para tornar o processo produtivo mais efetivo na linha de produção ou para que a prestação de serviços atinja um bom nível de qualidade;

    Qual é o perfil do profissional de Engenharia de Produção?

    Por ser um curso da área de exatas, é importante que o estudante ao menos tenha certa afinidade com números e facilidade para resolver problemas. Ter espírito de liderança e, principalmente, facilidade para trabalhar em equipe são alguns dos requisitos obrigatórios. Isso porque em toda estratégia, o Engenheiro de Produção precisará lidar com setores distintos e com pessoas que muitas vezes possuem opiniões contrárias a dele.

    Estar disposto a enfrentar a pressão no trabalho também é um ponto fundamental, já que toda linha de produção da empresa  é de suma responsabilidade do seu trabalho e pode impactar diretamente nos resultados.

    Qual é a duração do curso de Engenharia de Produção?

    O curso de Bacharelado a Distância em Engenharia de Produção do Grupo Unis tem duração mínima de 10 semestres e máxima de 20, com uma carga horária de 3600 horas.

    O que você aprenderá no curso de Engenharia de Produção?

    O estudante do curso a distância em Engenharia de Produção do Grupo Unis terá ao longo de seus estudos disciplinas relacionadas à economia, administração, engenharia, logística e técnicas de produção. A ideia é criar um profissional versátil e capaz de atender aos mais variados setores do mercado.

    Entre as principais disciplinas do curso, podemos destacar:

    • Administração;
    • Controle de Estoques;
    • Custos Industriais;
    • Ciência e Tecnologia dos Materiais;
    • Engenharia do Produto;
    • Engenharia Econômica;
    • Estatística Aplicada;
    • Gestão Ambiental;
    • Gestão da Inovação e Criatividade;
    • Gestão da Manutenção;
    • Gestão da Qualidade;
    • Estratégia Organizacional;
    • Planejamento e Controle da Produção.

    A área também oferece diversas opções de especializações dentro de pós, cursos, MBA e Mestrado. Cursos com foco em questão de qualidade, logística, gestão sustentável de produção, petroquímica, entre outras opções.

    Por que estudar no Unis?

    Depois de conhecer todos os detalhes da carreira na área de Engenharia de Produção, quer saber o porquê o Grupo Unis é a melhor opção para você? No Unis, o estudante terá uma estrutura de ponta, com um corpo docente que reúne mestres e doutores. Aulas práticas periódicas em laboratórios atualizados, Biblioteca online, oferecendo aprimoramento a dispor do aluno. 

    Além do mais, o curso do Unis visa uma integração entre a teoria e a prática no mercado de trabalho, por meio de atividades interdisciplinares que buscam capacitar os alunos para estarem prontos para os desafios da profissão.

    O Unis possui ainda parcerias com empresas nacionais e internacionais para facilitar a busca do aluno pelo primeiro emprego. E não para por aí! O Grupo Unis possui convênios com instituições de mais de 20 países, proporcionando aos alunos e professores experiências acadêmicas internacionais. 

    Como ingressar no curso de Engenharia de Produção do Grupo Unis?

    O Grupo Unis oferece diversas possibilidades de ingresso ao estudante. Ele pode optar por prestar o vestibular, presencial ou online, usar sua nota do ENEM, pedir transferência de outra instituição ou apresentar seu diploma acadêmico, caso já tenha outra graduação.

    Quer se tornar protagonista na sua profissão? Escolha hoje mesmo o Grupo Unis para ter todo o suporte necessário para alcançar seus objetivos. Para saber mais sobre o Bacharelado a Distância do Grupo Unis, é só acessar a página do curso, clicando aqui.

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!