A tecnologia avança em tempo recorde independente de qual setor estivermos falando. E seja na medicina, na área computacional ou na engenharia, os benefícios em questão de qualidade e agilidade são inegáveis.
Mas você já sabe como a impressora 3D está revolucionando o mercado da engenharia civil? Ou uma pergunta melhor, você conhece a impressora 3D e sabe como ela pode ajudar em diversas áreas?
Então se você pretende iniciar um curso de Engenharia Civil ou mesmo já começou essa graduação e super tem interesse sobre essa área, continue esse texto. Ele vai te ajudar bastante a entender o funcionamento e utilidades da impressora 3D! Vem comigo!
Antes de descobrir o que ela pode produzir, bora fazer uma retrospectiva para entender sua evolução?
Quando a gente fala em impressão 3D o que vem na cabeça é tecnologia que acabou de sair do forno, não é mesmo? Mas vamos ter que te dizer que ela existe há mais de 30 anos.
Foi criada em 1984, através de princípios da estereolitografia, pelo engenheiro físico norte-americano Chuck Hull. Inicialmente, ela tinha como objetivo realizar duas funções:
Posteriormente, essa tecnologia foi melhorando e tendo diversas atualizações, até finalmente se tornar tão moderna e com tantas possibilidades de uso.
Bom, agora que já conhecemos rapidamente a história desse “bichão doido”, bora saber o que ele pode fazer?
Bom, esses foram só alguns exemplos do “mundaréu” de coisas que essa invenção, com um potencial gigantesco de se aprimorar ainda mais, pode fazer!
A tecnologia avança em todos os campos de estudo. Nas engenharias isso é notável em diversas áreas, que vem desenvolvendo cada vez mais coisas para facilitar a vida do profissional.
Na construção civil especificamente, a aplicação dessa tecnologia está ajudando muito. Pode parecer loucura, mas acredite, as impressoras 3D avançaram tanto nesses últimos anos, que hoje já são capazes até de construir prédios inteiros.
Elas existem em vários tamanhos, para serem usadas nas mais complexas aplicações. E pode ser que você ache que é simples. Só pegar uma fotinho qualquer de uma casa, dar aquele CTRL P basicão e “tá pronto o sorvetinho”. Mas sinto lhe informar que o trabalho vai bem além disso.
Para esse processo acontecer é necessário se dedicar bastante e ter se formado em Engenharia Civil. “Beleza, mas por que?” - Então, sem conhecimento de cálculos, programas de renderização e toda bagagem que só um engenheiro tem, infelizmente o resultado final tende a ser um desastre e um perigo à quem usufruir dela.
Então resumindo, para construir qualquer coisa, que seja até um tijolo em impressoras 3D, é imprescindível ter o conhecimento de uma graduação específica para não deixar ninguém em risco e oferecer uma edificação de qualidade.
Bom, voltando a falar sobre onde ela tem sido utilizada na construção civil, além de construir casas e prédios inteiros, é notado que ela tem facilitado muito em:
Além dos benefícios com o uso estrutural, as impressoras 3D também desempenham um papel importante na administração da obra, representando benefícios como:
Do ensino até a área da saúde, a impressora 3D tem se mostrado uma dádiva, auxiliando a produzir coisas que antes nem imaginávamos ser possíveis. E se essa é uma área que você pretende seguir, pode ficar satisfeito porque fez uma ótima escolha!
Como ela é uma tecnologia recente, ainda há campo para se desenvolver, criar necessidades de mercado e gerar cada vez mais vagas de emprego para pessoas entendidas do assunto.
Agora, se você ainda está pleiteando uma graduação e não tem certeza sobre iniciar essa jornada estudantil na civil, eu trouxe um material super esclarecedor sobre ela bem aqui. Nele você vai entender um pouco mais sobre o curso e a carreira.
Acredito que vá te ajudar bastante nesse período de escolha. Se precisar de mais alguma ajudinha, só chamar, ok? Abraço e até a próxima!