Vale a pena fazer uma Licenciatura em Física? Saiba mais!

A modalidade de licenciatura, independentemente da área, costuma desanimar bastante os alunos, seja pelos baixos salários ou por não ter que enfrentar uma sala de aula cheia todo dia, em virtude de normalmente ser presencial.

No entanto, a Licenciatura em Física costuma abrir muitas portas para quem realmente tem gosto pela matéria e por ensinar. Quem faz um curso superior de física, mesmo sendo em licenciatura, tem mais possibilidades de carreira do que dentro de uma sala de aula

Continue conosco, pois vamos mostrar a você como um curso superior de física a distância tem muito mais oportunidades do que você imagina. Leia agora!

Licenciatura em Física

A grade curricular entre a Licenciatura e o Bacharelado não costuma ser muito diferente. No entanto, o que mais chama a atenção dos que optam pela licenciatura é a rápida absorção pelo mercado. Bons professores de Física são raros em nosso país e, assim que estão formados, já conseguem empregos.

O licenciado pode dar aulas em escolas públicas, particulares e até mesmo em universidades. Nesse último caso, ele deve ter alguma pós-graduação, mestrado ou doutorado para dar aulas em instituições de ensino superior.

Podem também trabalhar na área de pesquisa. Esse é o principal atrativo para muitos estudantes, pois a área de pesquisa em física tem poucas pessoas interessadas e é a que mais necessita de equipe.

CTA_UNIS_Física EaD_1

Ensino a distância

A licenciatura em física ead tem inúmeras vantagens. Dentre elas, a melhor para a maioria dos estudantes é a flexibilidade de horários. Dessa forma, você estuda onde e quando quiser, pela plataforma de estudos online. Além disso, por ser um ensino a distância, você consegue conciliar melhor trabalho e estudos.

Muitos estudantes temem fazer a modalidade de curso EaD por temer que o diploma não tenha validade. Não tenha medo, pois o MEC já reconheceu a graduação a distância com o mesmo valor educacional da presencial. Então você pode ter trabalho e estudos, com o mesmo diploma do curso presencial.

Mercado de Trabalho

Além das escolas já citadas, existem muitas áreas de atuação na pesquisa e aulas de física. Geralmente, os alunos preferem dar aulas, pois conseguem o horário fixo de salas de aula e depois, no tempo livre, podem se dedicar a vontade à pesquisa.

Entre as áreas mais procuradas estão: Física Médica, ramo que busca aperfeiçoar e criar equipamentos hospitalares, Física nuclear, que estuda a produção de energia sem o uso de recursos não renováveis.

A Astrofísica estuda o universo e, a Biofísica, se preocupa com os fenômenos biológicos e físicos. Outros mercados também se interessam por físicos, devido à sua capacidade de analisar e resolver problemas. Economia e finanças são alguns deles.

Dessa forma, as pessoas que desejam seguir carreira na licenciatura de física ead devem ser curiosas e gostar muito de estudar.

Além disso, um pré-requisito básico para o curso superior em física a distância é dominar a língua inglesa. Geralmente os estudos e livros básicos dessa matéria estão nesse idioma, então é bom se preparar.

Agora que você sabe tudo sobre a Licenciatura em Física EaD, está esperando o quê? Faça a sua inscrição agora mesmo!

Quero me inscrever em Física!