Quem quer cursar uma faculdade sempre faz muita pesquisa para refletir sobre as possibilidades. Nesse processo, vale contar com informações obtidas em conversas com estudantes, profissionais e, principalmente, por meio de sites na internet.
E foi pensando em contribuir com esse trabalho que montamos um post especial contendo tudo sobre publicidade e propaganda. Nele, você vai tirar as principais dúvidas relativas ao curso e conferir dados sobre o futuro da profissão.
E então, o que está esperando? Acompanhe e descubra se é a escolha certa!
Toda profissão demanda um perfil profissional específico. Logo, é necessário entender o que faz um publicitário antes de definir se essa carreira combina com você.
Basicamente, a Publicidade e Propaganda combina criatividade e técnicas de comunicação para divulgar serviços, produtos ou marcas. É, também, o principal ramo envolvido na construção da imagem de empresas ou pessoas junto a um público-alvo.
O profissional da área, por sua vez, fica responsável por criar, avaliar, coordenar e divulgar campanhas ou peças publicitárias em diferentes mídias — rádio, televisão, revista, jornal impresso, internet, entre outros.
Um bom publicitário deve sempre buscar a melhor forma de apresentar ideias ao consumidor final, a fim de estimular as vendas. Suas opções de atuação são amplas e englobam tanto trabalhos com empresas quanto assessoria para marcas ou pessoas.
Veja, a seguir, as principais características buscadas em um profissional da área:
A carreira em Publicidade e Propaganda exige curiosidade e vontade de aprender coisas novas todos os dias. Um profissional deve ser inquieto, ter disposição para correr atrás de referências e inovar com soluções que valorizem cada trabalho.
O publicitário também precisa ler muito. Vale acompanhar jornais, revistas e blogs que abordem os principais assuntos e tendências do momento. Nesse trabalho, é preciso se desafiar e buscar várias fontes para não perder boas ideias.
A criatividade é outra característica importante no dia a dia de qualquer publicitário. Apesar de estar mais associada à criação, essa habilidade também se faz necessária em outras etapas do trabalho com publicidade e propaganda.
Nesse sentido, a inteligência e imaginação devem aparecer juntas desde a fase do planejamento de arte até a execução de vídeos e de conteúdos para mídia. É a criatividade que permite ao profissional ter liberdade de questionar as coisas.
O trabalho na área da publicidade e propaganda nunca é feito por uma única pessoa. Portanto, quem prefere executar atividades individualmente pode se dar mal. Se você quer se preparar e seguir essa carreira, comece aprendendo a lidar com pessoas e pratique a paciência para contornar possíveis divergências.
Além disso, é necessário ser flexível com relação a horários e rotinas. Isso porque, na agenda de um publicitário, sempre existirão tarefas distintas e novas temáticas. Como o fluxo de trabalho varia muito, o profissional precisa estar ciente que poderá passar noites em claro até encontrar a resposta ideal.
O primeiro ano na faculdade de publicidade e propaganda costuma ser semelhante ao dos demais cursos da área de Comunicação Social. Como o próprio nome indica, a Comunicação Social é uma ciência dedicada ao estudo das causas e consequências da relação entre sociedade e os meios de comunicação.
Os aprendizados dentro da Comunicação Social podem ser voltados a diferentes campos de atuação e variam conforme a ênfase do curso ou interesse do estudante. E é no meio de muitas habilitações distintas que se encontra a Publicidade e Propaganda.
A grade geral de muitos cursos de Comunicação Social — incluindo Publicidade e Propaganda — é focada no estudo dos meios de comunicação de massa. Ela também aborda outras áreas que são fundamentais no trabalho dos chamados comunicadores, incluindo sociologia, antropologia e processos
É claro que muitos cursos abordam disciplinas específicas de cada habilitação desde o início da faculdade. Logo, cabe ao estudante avaliar cada instituição para entender quais matérias serão prioridades ainda nos primeiros semestres.
Teoria da Comunicação;
Teoria das Ciências Humanas;
Fundamentos das mídias;
Comunicação e Expressão;
Economia em Comunicação;
Métodos e Técnicas de Pesquisa.
No começo da faculdade de publicidade e propaganda os alunos vivenciam aspectos mais teóricos da comunicação. Só a partir do segundo ano é que terão contato com as especificidades da carreira, muitas delas relacionadas à criação, mídia e planejamento.
Diversas faculdades também oferecem programas de estágio com o objetivo de preparar os seus estudantes para a vida profissional. Esse momento é extremamente importante, visto que as empresas exigem cada vez mais competências dos recém-formados.
Quem quer ter destaque deve encarar trabalhos distintos da faculdade para ganhar experiência. Além de uma boa nota, essa atitude poderá ser um diferencial e tanto na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
Como dito, a criação publicitária nunca é feita individualmente. Isso exige que o estudante saiba trabalhar em grupo nas diversas atividades do curso. Embora difícil para muitos, esse processo traz uma consequência positiva: novas amizades.
O ambiente universitário dentro do curso de publicidade e propaganda é muito divertido e descontraído, e os exercícios conjuntos só contribuem para esse resultado. Com tanta interação, é praticamente impossível não fazer bons amigos ao longo da faculdade.
Nem sempre temos noção das dificuldades vivenciadas em uma faculdade específica. Apesar disso, o futuro estudante sempre pode entrevistar pessoas que já passaram pelo curso ou que ainda se encontram no meio desse processo.
Em uma rápida pesquisa ou conversa com profissionais, verá que a faculdade de publicidade e propaganda nem sempre é só festa e diversão. Essa ideia equivocada prejudica quem pretende investir na carreira porque diminui a credibilidade do curso.
Quem acredita que a publicidade e propaganda é uma faculdade menos exigente que as demais deve rever esse pensamento quanto antes. Afinal de contas, trata-se de uma área que exige conhecimentos teóricos e práticos complexos durante toda a graduação.
O curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda tem duração média de quatro anos. Algumas instituições oferecem a opção de formação em tecnólogo que, nesse caso, costuma durar apenas dois anos. Para finalizar a graduação, o estudante deve realizar o estágio e entregar um trabalho de conclusão de curso.
A matriz curricular varia de uma instituição para outra, portanto, vale ficar atento a esse detalhe na hora de escolher a universidade. Apesar disso, boa parte dos cursos são focados em propaganda, comunicação, criação, moda, cultura, varejo, planejamento e ambiente promocional.
Ao longo dos semestres, o aluno entra em contato com técnicas de criação em disciplinas como fotografia, computação gráfica e redação publicitária. A graduação também garante treinamento nas inúmeras linguagens da propaganda: política, comercial e institucional.
Antropologia;
Criação Publicitária;
Comunicação Política;
Comunicação Institucional;
Gestão Estratégica e Marketing;
Comportamento do consumidor;
Língua Portuguesa;
Fotografia Publicitária;
Estatística Aplicada;
Direção de Arte;
Legislação e Ética Publicitária;
Marketing de Relacionamento;
Pesquisa de Mercado;
Psicologia da Comunicação;
Semiótica.
As disciplinas específicas do curso de Publicidade e Propaganda são focadas em todas as fases da comunicação e promoção de novos itens do mercado.
Nas aulas, o aluno colocará em prática ações básicas da profissão: criação de campanhas, definição de diferentes públicos e seleção dos melhores canais e ferramentas para divulgação de mensagens.
Os aprendizados no curso também vão permitir ao estudante identificar o impacto de cada ação publicitária, bem como a importância da comunicação nos mais diversos meios.
Os custos com a mensalidade do curso estão entre as principais preocupações de quem quer ingressar em uma faculdade particular. Antes de fazer essa conta, o estudante precisa considerar a distância de sua atual moradia até as instalações da instituição.
Quem sai de casa para estudar deve pensar em gastos gerados com aluguel de imóvel e nas despesas mensais com mercado, transporte e contas de luz, água e internet. Além disso, vale incluir na soma o preço dos materiais de estudo (livros, equipamentos etc.).
Como esses valores variam muito de um local para outro, vamos focar no principal que é a mensalidade. No Brasil, o custo de uma faculdade particular de publicidade e propaganda pode variar entre R$ 300,00 e R$ 3.000,00. A média geral fica em torno de R$ 1.000,00 mensais.
Apesar de estarem relacionadas, as áreas marketing e publicidade são bastante diferentes. Mesmo assim, é comum ver pessoas confundindo o conceito de ambas as profissões. Confira agora as diferenças e tire suas dúvidas:
O marketing é mais abrangente e pode ser considerado o precursor da publicidade. Sua principal função é criar uma estratégia que envolva a relação entre empresas e seus consumidores no processo de vendas.
Alguns dos aspectos abordados na área do marketing são: comunicação do negócio, produtos e serviços e a sua adequação ao mercado. Esse trabalho é feito com o objetivo de compreender e atender as demandas de determinado público.
Os profissionais do ramo de marketing costumam trabalhar com o conceito dos 4Ps:
produto: engloba os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Define os atributos tangíveis (formato, cor, embalagem) e intangíveis (status, qualidade, reputação) do produto;
preço: valor cobrado pelo serviço ou produto, custos da empresa e projeções de lucro. Está relacionado à sobrevivência do negócio e também define a percepção da marca pelo público;
praça: define a forma pela qual o cliente chega até a empresa, ex: loja física ou virtual. Também representa os principais canais de distribuição e armazenamento;
promoção: representa as estratégias de divulgação da marca, produto ou serviço usadas para que a mensagem chegue ao público-alvo.
Perceba que é no P de promoção que entra a publicidade. Logo, esta costuma ser tratada como uma ferramenta do marketing e pode vir acompanhada de outras ações, como assessoria de imprensa, patrocínios e relações públicas.
Como você já deve ter percebido, a publicidade tem como principal função propagar ideias e divulgar produtos e serviços. Ela representa a propaganda comercial das marcas em canais, como o jornal, televisão, revista e internet.
A publicidade tem papel fundamental dentro de uma estratégia de marketing porque fica responsável por colocar as ideias em prática. Juntas, ambas as áreas têm como objetivo vender um determinado produto ou serviço.
Resumindo: enquanto o marketing cria estratégias e se preocupa em compreender o público-alvo, a publicidade se compromete em atingir os consumidores com uma comunicação persuasiva e que incentive a compra.
Agora que você sabe tudo sobre publicidade e propaganda e suas diferenças em relação ao marketing, já pode avaliar as possibilidades e escolher a área que mais combina com seu perfil e interesses profissionais.
Uma das vantagens de seguir a carreira de publicidade e propaganda é que se trata de uma área muito abrangente. Boa parte dos profissionais escolhe trabalhar em empresas e agências, mas existem outras ramificações possíveis.
Nas empresas, a atuação costuma ser no setor de marketing, financeiro ou de vendas. Já em agências a atividade varia de acordo com o produto trabalhado, que pode ser uma produtora, um conteúdo para a internet ou um filme para a televisão.
Além dessas opções, o publicitário também pode se envolver em tarefas de planejamento, criação, atendimento, mídia, produção e outras que tiver interesse. Hoje, é cada vez mais comum ver profissionais atuando na promoção de produtos e serviços.
Existem muitos caminhos para o profissional recém-formado em publicidade e propaganda. Abaixo, você confere as opções mais interessantes e promissoras:
Fazer o elo entre a agência e o cliente para levantar dados que orientem a campanha de divulgação de uma empresa ou produto.
Produzir campanhas publicitárias a partir de análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto. Nesse processo, a coleta de dados é fundamental para satisfazer públicos distintos.
Administrar ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto ou serviço específico.
Planejar e desenvolver um serviço ou produto, definindo as estratégias de preço, distribuição e venda. Esse trabalho vai desde a fase inicial da campanha até a aproximação com o consumidor.
Selecionar os veículos de comunicação mais adequados para difundir cada campanha. Também negociar a compra de espaços para anúncios em revistas, TV, outdoors e internet.
Coletar dados sobre as necessidades, perfil e principais hábitos dos consumidores. Além disso, avaliar o impacto das campanhas sobre o público escolhido.
Fazer jingles, anúncios e comerciais em rádios, jornais, revistas, TVs, outdoors e sites.
Elaborar estratégias de vendas, desenvolver campanhas de produtos em supermercados, restaurantes e outros pontos de venda.
Além dessas opções, o publicitário também pode auxiliar na composição de arte para embalagens de mercadorias de consumo e para logotipos de empresas.
agências de publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, mídias sociais e pesquisa;
empresas privadas: dentro dos departamentos de venda e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ligação entre as empresas e agências de publicidade;
empresas prestadoras de serviços: produtoras de vídeo, áudio e internet ou estúdios de fotografia etc.;
setor público: em campanhas educativas ou promocionais dos governos, estados ou prefeituras;
consultoria: oferecer serviço como consultor para empresas ou pessoas que querem definir a estratégia de uma marca;
Organizações Não Governamentais: desenvolvendo campanhas de conscientização em prol de uma causa ou com o objetivo de levantar fundos.
O publicitário que deseja expandir horizontes pode se aprofundar em uma área específica da sua graduação. Para isso, existem diversos cursos de pós-graduação disponíveis. Investir nessa possibilidade é uma boa forma de incrementar o currículo e alcançar boas oportunidades no mercado.
Até os profissionais que já conquistaram o emprego dos sonhos podem se beneficiar com uma pós-graduação. Afinal, conhecimento nunca é demais e sempre abre portas para o desenvolvimento de novas competências ou para o aperfeiçoamento de habilidades existentes.
Confira opções de curso que o publicitário pode estar buscando após a formação:
Redação Publicitária: ideal para quem quer seguir escrevendo ou deseja aprender mais sobre a linguagem na profissão;
Direção de Arte ou Criação Publicitária: indicados para os profissionais que buscam aprofundamento na Criação. Os cursos focam no aperfeiçoamento do uso de ferramentas gráficas;
Fotografia Publicitária: para os apaixonados por trabalhos audiovisuais. O curso ensina novas técnicas para o desenvolvimento de grandes trabalhos;
Roteiro e Direção de Filmes: a área de Cinema e Televisão é ideal para os publicitários que querem produzir e filmar;
Marketing: indicado para profissionais que buscam se inserir em um campo mais mercadológico, como o Marketing Esportivo ou de Moda.
Além das opções citadas, existem cursos especialmente voltados para quem vai empreender e abrir uma nova empresa no ramo. Gestão em Negócios, Práticas de Mercado e Comunicação Corporativa são bons exemplos.
As transformações trazidas pelas novas mídias também contribuem para a valorização dos profissionais que têm domínio da internet e das redes sociais. Apostar em cursos que abordem essas áreas é um passo para ter destaque e se preparar para o futuro.
O aumento no uso das redes sociais faz com que o publicitário volte a sua atenção para a divulgação de produtos na internet. Atualmente, o profissional pode aliar métodos tradicionais de trabalho com ferramentas próprias do ambiente online.
É possível ver que até mesmo as pequenas agências e comércios já investem na presença digital como forma de atrair e fidelizar clientes. Nessas empresas, o publicitário tem a possibilidade de atuar com marketing digital e comércio eletrônico.
As empresas exigem que os novos publicitários tenham capacidade de lidar tanto com os meios digitais quanto com os analógicos. Frente a essa tendência, é esperado que os próximos grupos formados pelas faculdades compreendam que não há mais como definir uma divisão clara entre o trabalho online e offline.
A internet e suas tecnologias vêm modificando todas as áreas de trabalho, incluindo a Publicidade. A situação exige que o estudante e futuro profissional tenha condições de trabalhar com a publicidade na web de forma eficiente.
Apesar de se tratar de um conceito recente, a publicidade digital já faz parte da rotina de muitas pessoas. Logo, aqueles que não querem ficar para trás devem se atualizar e buscar informações que possam facilitar o entendimento do assunto.
A vantagem é que boa parte das ferramentas tecnológicas e digitais estão disponíveis para qualquer pessoa interessada em usá-las. Como exemplo, podemos citar o Google Ads e o Google Analytics. Com eles, o publicitário pode criar estratégias de divulgação e acompanhar o desempenho do seu trabalho nas seguintes áreas:
marketing de conteúdo: criação e compartilhamento de conteúdo rico e relevante para o público-alvo;
otimização de sites (SEO): indexação de palavras-chave para que sejam trazidas pelos buscadores;
growth hacking: produção de conteúdos e de mecanismos com a finalidade de atrair tráfego, difundir temas e garantir conversões;
mídias sociais: produção de conteúdo, monitoramento, análise de público e elaboração de estratégias;
links patrocinados: publicidade por meio de resultados do buscador.
A internet já pode ser considerada a principal ferramenta de trabalho de muitos profissionais da Comunicação Social. Por meio de sites e plataformas específicas, o publicitário consegue alcançar uma quantidade maior de contatos.
Esse processo é simples e garantido por meio da interação com o cliente e pela oferta de materiais de qualidade. Recursos de mídia em formato de vídeo e áudio, bem como notícias relevantes são essenciais na publicidade digital.
Para obter bons resultados, o profissional precisa, ainda, ter certa familiaridade com softwares para criação. É comum, inclusive, encontrar empresas que exigem do estagiário noções mínimas de ferramentas como Corel Draw e Photoshop.
Apesar de não ser obrigatório na carreira do publicitário, o domínio desses recursos se torna um diferencial e tanto para a conquista de alguns trabalhos. Sabendo disso, o estudante deve sempre enfrentar novos desafios e buscar cursos que possam melhorar sua experiência no ambiente digital.
E aí, gostou de saber tudo sobre publicidade e propaganda? Caso tenha se interessado pelo curso, basta procurar a faculdade mais próxima e se matricular!
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