Saiba como escolher a universidade certa para prestar vestibular

    A principal preocupação dos jovens que vão prestar vestibular é acertar na escolha do curso superior, certo? Mas isso não é tudo. Escolher a universidade certa é igualmente importante! Afinal, estão em jogo não apenas a qualidade e o foco do curso desejado, mas também o bolso, as demandas e o perfil do estudante.

    Como equilibrar tudo isso? Pois neste post você confere dicas infalíveis para escolher a universidade mais adequada para você. Então vamos lá?

    Custo

    Vamos começar pelo que deve ser o primeiro item da sua checklist na escolha da universidade: o custo. Como você deve imaginar, os gastos com uma universidade vão bem além da mensalidade. É preciso incluir nessa conta os gastos com transporte, material e alimentação, bem como as despesas com moradia, se for o caso.

    Levando tudo isso em consideração, pense: será mesmo vantagem escolher uma universidade com mensalidade acessível, mas que demande uma mudança de cidade para estudar?

    Localização

    Muitas universidades ficam em locais mais afastados para que possam desenvolver uma estrutura mais completa. Afinal, não estão limitadas pelo espaço disponível, como aconteceria se o campus ficasse em um local muito disputado, próximo ao centro da cidade.

    Mas desde que existam formas de se chegar até a universidade com segurança, a localização não precisa ser um problema! Por isso, verifique se a instituição conta com linhas regulares de transporte público ou, em uma situação ainda melhor, se oferece transporte universitário.

    Outro ponto que você precisa considerar é a segurança. Observe se existe policiamento dentro e ao redor do campus, bem como sistemas de vigilância e outros recursos para preservar os alunos. Esse é um ponto especialmente importante para quem concilia estudo e trabalho e, por isso, cursa a universidade no turno da noite.

    Estrutura

    As instalações físicas de uma universidade representam segurança e conforto para os estudantes, impactando diretamente a qualidade do ensino. É importante observar se a instituição tem salas de aula em boas condições, se dispõe de equipamento audiovisual, em que estado está o sistema de ventilação, se a iluminação é adequada e assim por diante.

    Além das salas de aula, não se esqueça de avaliar os laboratórios, a sala de informática, a biblioteca, o refeitório, os banheiros, entre outros espaços. É interessante também checar se a universidade conta com câmeras de segurança, equipes de vigilância e um sistema eficiente de limpeza.

    Professores

    Nem é preciso dizer que a qualidade do corpo docente praticamente decide a qualidade de uma universidade, não é mesmo? Por isso, busque conhecer bem os professores antes de bater o martelo, escolhendo onde vai estudar.

    Considere o quadro de mestres e doutores da universidade, informando-se sobre a área de atuação e a trajetória profissional de cada um. Isso é fundamental especialmente para quem pretende investir em uma carreira acadêmica. Afinal, é importante escolher uma universidade em que os professores trabalham com temas e linhas de pesquisa do seu interesse.

    Atividades

    Na universidade, o que você faz fora da sala de aula é tão importante quanto o que você faz dentro dela! É por meio das atividades extracurriculares que você põe em prática o que aprende, conquistando diferenciais para arrasar no mercado de trabalho. Estamos falando aqui de intercâmbios, programas de iniciação científica e estágios, por exemplo.

    Pense: se estivesse na posição do empregador, você não gostaria de contratar um profissional que foi além do arroz com feijão? Por isso, trate de diversificar seus conhecimentos, investir na aquisição experiência e expandir seus horizontes! Para isso, lembre-se de verificar as atividades extracurriculares que a universidade promove e incentiva.

    Avaliação

    Como você deve saber, o Ministério da Educação (MEC) é responsável por assegurar a qualidade do ensino oferecido por todas as universidades do país. Para isso, avalia anualmente aspectos como os já mencionados, além dos projetos pedagógicos dos cursos e até a satisfação dos alunos, entre outros. Com esses dados em mãos, atribui uma nota a cada instituição. Se estiver em dúvida entre essa ou aquela universidade, portanto, esse pode ser um critério decisivo na sua escolha.

    Para começar, certifique-se de que a universidade é credenciada pelo MEC e de que o curso de sua preferência também é reconhecido pelo órgão. Caso contrário, você corre o risco de se formar, mas ter um diploma sem qualquer validade!

    Perspectiva

    Você faz uma faculdade para conseguir a melhor posição possível no mercado de trabalho, correto? Sendo assim, faz sentido que um dos critérios de maior peso na hora de escolher a universidade ideal seja justamente a visão que os empregadores têm da instituição pela qual você pretende se formar.

    Se você já trabalha, pode descobrir isso simplesmente conversando com o RH da sua empresa. Se ainda não está profissionalmente na ativa, que tal pedir a alguns amigos que façam essa pesquisa por você?

    Referências

    Uma universidade não deixa de ser também uma empresa. Por isso, assim como você pesquisa opiniões antes de comprar um produto, também precisa de referências antes de assinar um contrato de anos com uma instituição de ensino.

    Converse com alunos e ex-alunos da universidade para conhecer sua experiência com a instituição. Mas lembre-se: é importante ouvir mais de uma opinião para formar uma visão mais abrangente sobre a universidade. Caso não conheça ninguém que estudou em determinada instituição, busque sites e fóruns na internet que compartilhem essas opiniões!

    Convênios

    Muitas universidades firmam convênios entre si como forma de elevar o nível do ensino oferecido. Esses convênios podem acontecer entre universidades de um mesmo país ou ainda com instituições do exterior, geralmente criando condições para que os estudantes vivam uma experiência temporária em outra universidade. Posteriormente, retornam à sua instituição de origem.

    Ficou interessado? Então procure se informar sobre os convênios que as universidades possuem antes de se decidir. Pense em como isso pode abrir portas para você, talvez significando uma oportunidade única de estudar no exterior!

    Material

    Algumas universidades oferecem o material didático na forma de apostilas, enquanto outras apenas indicam a ementa e a bibliografia para cada disciplina. Não tem certo nem errado nessa história, já que cada modelo tem prós e contras. Mas vale ficar atento ao modo como a universidade se organiza em torno da proposta adotada.

    Se opta pelas apostilas, verifique sua qualidade. Afinal, elas serão seu principal material de estudo. E também é importante saber se o material é entregue no prazo! Se a universidade adota livros, é fundamental que disponha de uma boa biblioteca para que os alunos tenham a alternativa da fotocópia quando necessário. Já pensou se tiver que comprar todos os livros usados em sala de aula? Mais um pesinho para seu bolso!

    Escolher a universidade certa é um passo muito importante para garantir que você terá a melhor formação acadêmica possível. Ao considerar todos os fatores listados, você certamente vai descobrir que a opção mais barata nem sempre é a melhor. Então pesquise!

    E aí, quer saber como conseguir o melhor custo-benefício no Ensino Superior? Confira nosso post sobre como elaborar um planejamento financeiro para cursar uma faculdade e veja como estudar em uma excelente universidade sem fazer dívidas!

     
     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!