O mercado de trabalho para um médico veterinário

O curso de Medicina Veterinária habilita o estudante para trabalhar em diversos campos de atuação, desde o cuidado com animais de pequeno porte até o controle de zoonoses, inspeção sanitária e programas que envolvam saúde animal.

Com um leque tão amplo, é de se esperar que o mercado de trabalho dessa profissão seja rico em oportunidades, não é mesmo? E é exatamente isso que acontece. Entretanto, nem sempre o estudante de Medicina Veterinária conhece a realidade da sua profissão.

Por isso, neste texto falaremos um pouco sobre essa carreira tão interessante. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Qual é a faixa salarial do médico veterinário?

Um dos tópicos que mais chama a atenção de vestibulandos e alunos dos primeiros períodos do curso de Medicina Veterinária é, sem dúvida, o salário do profissional formado. E a resposta para essa pergunta é bem difícil, porque os ganhos mensais podem variar bastante dependendo da área de atuação de cada pessoa.

De acordo com o Guia de Profissões do site Último Segundo, o ganho inicial é de R$ 2.000,00, o salário intermediário fica entre R$ 2.600,00 e R$ 4.000,00, e no auge da carreira o médico veterinário pode ganhar até R$ 7.000,00 por mês.

Em média, os profissionais demoram de cinco a sete anos para alcançar o ponto máximo da carreira. Mas sempre é importante lembrar que existem pessoas com ganhos maiores. Normalmente elas optam por um mercado ainda em crescimento, trabalham como autônomas ou empreendem.

A média que falamos aqui é mais aplicada a profissionais que pretendem abrir a própria clínica ou que trabalham com carteira assinada dentro de alguma empresa e precisam de uma promoção para ganhar mais.

Quais são as atividades do veterinário no mercado de trabalho?

O médico veterinário, ao iniciar sua carreira, vai se deparar com várias atividades que são de sua competência. A entrada no mercado de trabalho pode acontecer por diversas áreas e as principais são:

• Fiscalização de produtos de origem animal;
    • Comércio de produtos veterinários;
    • Clínica de pequenos animais, normalmente focada em pets;
    • Inspeção sanitária animal;
    • Diagnóstico e tratamento de doenças em animais;
    • Reprodução animal.

Como ser um profissional bem-sucedido na Medicina Veterinária?

Apesar de ser uma área com várias oportunidades, a Medicina Veterinária é bem concorrida e quem quer se destacar no mercado de trabalho precisa se esforçar desde cedo, já na faculdade. Por isso, é importante que o estudante comece a se dedicar e busque por:

• Monitoria;
    • Oportunidades de estágio;
    • Visitas técnicas;
    • Iniciação científica.

Terminada a formação, o melhor caminho é escolher um foco. Como o mercado da Medicina Veterinária tem muitas opções, quanto mais especializado é um profissional, maior é o seu destaque.

Somado a isso, também é importante que o médico veterinário vá a congressos (especialmente os internacionais), faça cursos de atualização e sempre fique atento para as novidades da sua área.

Viu como a faculdade de Medicina Veterinária te prepara para um mercado de trabalho interessante? O médico veterinário é um profissional muito versátil que pode crescer diariamente ao longo de sua carreira.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa formação e o mercado de trabalho dela? Então, baixe nosso e-book de Medicina Veterinária e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

cta-eBook-UNIS-medicina-veterinaria