Ao longo da semana, os alunos do projeto conduziram e participaram de palestras, exposição de artes construídas nas oficinas, debates, arenas e canto para pessoas estrangeiras que participavam no Congresso.
A Profa. Edelaine Grande esteve com os alunos conduzindo a palestra “O tempo de excluir acabou”. Na inclusão se vive todos os dias, o momento trouxe a reflexão de pertencimento quanto à pessoa idosa ter sua história de vida e o empoderamento de gerir seus desejos.
A Profa. Mônica Ferreira também trouxe importantes reflexões com o tema “A pele que recobre a nossa história”, fazendo uma associação da pele enquanto sistema do corpo e a idade, lançando a pergunta: quem é você enquanto pessoa idosa e os rituais do percurso de vida? O momento foi associado com músicas conhecidas: Como nossos pais (Elis Regina), Coisas da Vida (Rita Lee), É preciso saber Viver e Enquanto houver sol (Titãs).
A Assistente Social Thais Mendes Pereira, hoje presidente do Conselho do Idoso de Varginha, trouxe o tema de debate sobre o “Papel da Pessoa Idosa no controle social e sua participação nos espaços de decisão”. Esse momento destacou a importância da pessoa idosa conhecer seus direitos e a importância da participação social a fim de manter e garantir o que se tem em lei e apontar demandas que estão por aí e ainda não vistas pelos gestores do SUAS. Foi lançado no final por Thais, três reflexões: Eu conheço meus direitos e as leis que os definem? Eu participo ativamente das decisões que dizem respeito aos meus direitos? Como? Eu reivindico pensando individualmente ou coletivamente?