Seguindo os moldes já tradicionais estabelecidos pelo Unis no Conselho Empresarial do Sul de Minas (Cesul), no Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL) e no Conselho Jurídico do Sul de Minas, o Consessul coordenado pelo Prof. Dr. Henrique Touguinha, reúne lideranças da área da saúde que atuam em diversos municípios da região, para trocarem experiências e conhecimentos, discutir novidades e atualizações da área, e pensarem juntos em soluções para questões relevantes envolvendo a saúde na nossa região.
“Com o Consessul unimos os esforços do Unis com os interesses da nossa comunidade, nos aproximando dos profissionais que pensam o desenvolvimento da saúde em nossa região, buscando ampliar nossos trabalhos na área, capacitar nossos futuros profissionais e pensarmos juntos nas possibilidades de evolução que podemos trazer para a saúde no Sul de Minas”, destacou o Reitor do Unis, Prof. Felipe Flausino.
“Com o nascimento deste conselho, aproximamos mais uma vez o meio acadêmico do meio profissional, trazendo para dentro da universidade os gestores e líderes que trabalham diariamente com a saúde da nossa região, permitindo ao nosso corpo acadêmico como um todo, desde professores a alunos, o contato com o que há de mais novo e relevante na saúde, permitindo uma capacitação essencial para os futuros profissionais que pretendemos formar no Unis, para atuar junto à nossa comunidade”, ressaltou o Coordenador do Projeto do curso de Medicina, Dr. Gustavo Eugênio.
Em sua fala, Luiz Paulo destacou pontos importantes como os impactos da não adequação da formação de recursos humanos no SUS, bem como aspectos pedagógicos, questões ligadas aos hospitais universitários, conectando a temática com a futura atuação do Unis e seus docentes na prática do curso de Medicina.
“Mais uma vez, o Unis faz um movimento de estreitar relações com agentes que promovem a mudança na nossa região. As parcerias que o Consessul vai permitir, para o Unis e para os serviços de saúde no Sul de Minas, visam a evolução dessa área para toda a nossa comunidade, desde a formação dos profissionais, a capacitação dos professores até os atendimentos destinados à nossa gente, ampliando a atuação do Unis dentro da área da saúde de uma forma ainda mais especial, preparando o terreno para a chegada do nosso curso de Medicina”, concluiu o Chanceler do Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola.