A turma de 7º e 8º períodos de Administração e Comércio Exterior acaba de concluir um ciclo de dois meses na disciplina optativa focado nas tendências que estão reescrevendo as regras do mercado, com ênfase em Cadeia de Suprimentos.
Para finalizar esse período de aprendizado, os alunos mergulharam em um desafio de consultoria simulado. A atividade consistiu em aplicar os conteúdos estudados para resolver problemas logísticos reais. A ideia central era buscar respostas que fossem úteis para o dia a dia dos futuros administradores e consultores na área de logística e suprimentos.
Essa atividade prática tinha como proposta central conectar os temas estudados nos dois meses, forçando os alunos a integrar soluções. Os grupos tiveram que resolver desafios, como a criação de um plano estratégico focando na cadeia de suprimentos e armazenagem, ou, criar soluções para problemas de alto custo de transporte e insatisfação do cliente, ou ainda, como tornar uma fabricante de roupas mais ágil, buscando acompanhar a volatilidade da moda.
Os pilares que guiaram a criação das soluções foram:
O professor Gustavo Flausino, responsável pela condução dessa etapa da disciplina, utilizou uma metodologia semelhante a um World Café, os alunos trabalharam em equipes que se alternavam a cada 15 minutos, em uma dinâmica com Estações Rotativas. Eles foram guiados com algumas perguntas que ajudaram na construção da solução. Essa rotação garantiu que todos os membros participassem das soluções nos vários desafios apresentados, fomentando a comunicação e a análise crítica ao longo do processo.
Encerrado esse ciclo, a disciplina optativa inicia uma nova e importante fase, com foco em Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho. Essa mudança de temática visa um duplo e importante objetivo: a atualização para o mercado de trabalho e a continuidade na preparação dos alunos para o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
A nova etapa não apenas revisará e aprofundará conceitos-chave exigidos pelo Exame, mas também garantirá que os estudantes saiam da faculdade com o conhecimento mais atualizado e demandado pelo setor de logística, recursos humanos e gestão. O administrador do futuro, precisa estar constantemente atualizado, conhecendo e aplicando as novas ferramentas tecnológicas, mas nunca deixando de lado a gestão do seu capital humano.