Tese orientada pela Coordenadora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional concorre a prêmio nacional de pós-graduação

Tese orientada pela Profa. Dra. Gladis Camarini, coordenadora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis, foi indicada para representar a UNICAMP nos Prêmios Capes de Tese na área de Engenharia Civil e no Grande Prêmio Capes de Tese – Edição 2020, que ocorreu neste ano de 2021.

A área de Engenharias I, uma das quatro áreas da Grande Área de Engenharia no contexto da CAPES, reúne os ramos que se desenvolveram a partir da Engenharia Civil. Nela encontram-se, além dela própria, programas em Engenharia de Construção Civil, Engenharia de Estruturas, Engenharia Geotécnica, Engenharia de Recursos Hídricos, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Transportes, Engenharia Urbana, Engenharia de Materiais e Componentes de Construção, Modelagem e Sistemas Computacionais, Engenharia de Petróleo e Gás além de suas derivadas e associações. Engenharia Civil, Engenharia de Transportes e Engenharia Sanitária.

A Profa. Dra. Gladis Camarini já orientou o prêmio vencedor do Prêmio Capes de Teses em 2012. Na oportunidade, o trabalho vencedor era sobre reciclagem de gesso com o título: “Gesso reciclado: avaliação das propriedades para uso em componentes”.

Neste ano, a tese escolhida foi desenvolvida pelo Dr. Rodrigo Henrique Geraldo, defendida em 2020, tendo como título: “Aglomerante álcali-ativado de parte única: obtenção, composição, propriedades e durabilidade”.

Uma comissão indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil avaliou as teses inscritas. Seis teses estavam concorrendo para representar a Engenharia Civil da UNICAMP. As teses foram analisadas segundo os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Além disso, os candidatos deveriam apresentar as produções científicas advindas dos trabalhos inscritos.

A tese orientada pela Profa. Dra. Gladis Camarini tem um pedido de patente registrado no INPI, além de publicações em periódicos de alto nível científico.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) programou a 16ª edição da premiação que vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento. A tese irá concorrer na área de Engenharias I.

A escolha dos trabalhos pela CAPES será feita por comissões de premiação, que vão considerar sua originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Além disso, são avaliadas a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

A divulgação dos resultados do Prêmio será em setembro de 2021 e a solenidade de entrega da premiação ocorrerá em dezembro de 2021. Parabéns para a Dra. Gladis Camarini e seu orientado, a indicação para o Prêmio Capes de Teses já é uma grande conquista!