Setembro Amarelo: Unis Pouso Alegre realiza semana de atividades abertas e gratuitas voltadas à valorização da vida
Acompanhando as atividades da campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida, Setembro Amarelo, o Unis Pouso Alegre promove entre os dias 23 e 26 de setembro uma série de palestras, rodas de conversa e oficinas voltadas para o tema da valorização da vida.
Intitulado de “A sala amarela” o projeto reúne, ao longo de quatro dias de atividades, alunos, professores, colaboradores e membros da comunidade de Pouso Alegre em volta do assunto ressaltado pelo Setembro Amarelo.
Profissionais e alunos de diversas áreas do conhecimento conduzem e auxiliam na execução das atividades, que abordam questões como a depressão e suas diversidades, o suicídio através de uma visão psicológica e sociológica, além de oferecem dinâmicas de liberação de serotonina (neurotransmissor que atua no cérebro e regula o humor), e rodas de conversa sobre os temas.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.