A honraria simboliza mais do que um reconhecimento pessoal. Representa a consolidação de um vínculo construído a partir da presença ativa, do diálogo e do compromisso com o fortalecimento da educação como instrumento de transformação social, especialmente no interior de Minas Gerais.
Ao receber o título, Felipe Flausino destacou o significado do momento e reforçou seu compromisso com a cidade. “Esse reconhecimento simboliza um vínculo que se constrói com trabalho, presença, escuta e compromisso com o futuro. Passo a integrar, oficialmente, a história de uma cidade que acredita na educação, no esforço
Defensor da educação como base para o desenvolvimento sustentável, o reitor ressaltou a importância do investimento em conhecimento, formação humana e oportunidades como caminhos para fortalecer comunidades e ampliar horizontes sociais e econômicos.
“Sempre acreditei que o desenvolvimento verdadeiro começa quando investimos em educação. É ela que fortalece comunidades, amplia horizontes e cria caminhos sustentáveis de crescimento, especialmente no interior, onde o potencial muitas vezes é maior do que a visibilidade”, completou.
Felipe Flausino também destacou o perfil da cidade, marcada pela força de sua população, pelas instituições atuantes e por lideranças comprometidas com o futuro. Segundo ele, o título amplia o senso de responsabilidade em seguir contribuindo para o avanço de São Gonçalo do Sapucaí com inclusão, inovação e visão de longo prazo.
A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal, com indicação do vereador Valdecir de Freitas, e reconhece o impacto positivo do trabalho do reitor junto à educação e ao desenvolvimento regional.