Skip to content

Projeto “Pílulas de Direito Administrativo” aproxima conhecimento jurídico da comunidade por meio de vídeos curtos e redes sociais

WhatsApp Image 2025-12-04 at 09.16.25Alunos dos cursos de Direito do Grupo Unis (Varginha e Três Pontas/FATEPS), desenvolveram, neste semestre, um projeto extensionista inovador, orientado pelo Prof. Dr. Waldir Severiano de Medeiros Júnior, o “Pílulas de Direito Administrativo”. A proposta uniu ensino, tecnologia e responsabilidade social, levando conteúdos jurídicos relevantes à população de maneira simples e acessível.

 

Para a execução do projeto, as turmas foram divididas em grupos. De acordo com o Professor, cada equipe ficou responsável por produzir um vídeo curto sobre um tema atual e de forte apelo social dentro do Direito Administrativo, como, por exemplo, corrupção, nepotismo, reforma administrativa, abuso de poder, entre outros assuntos que frequentemente aparecem no debate público. Inclusive, boa parte dos grupos incrementou os vídeos pílulas com entrevistas muito elucidativas com profissionais de renome da região (Juízes, Procuradores, Advogados e Economistas).

 

Os alunos criaram canais no YouTube para a organização e depósito do material produzido e, à medida que os vídeos eram finalizados, passaram a publicá-los e divulgá-los principalmente pelo Instagram, estratégia que garantiu grande alcance.

 

A iniciativa teve excelente recepção e gerou diversos feedbacks positivos do público, demonstrando o interesse social pelos temas abordados e a importância de iniciativas de extensão que efetivamente conectam o conhecimento acadêmico à comunidade.

 

O projeto contou com dois canais principais no YouTube:WhatsApp Image 2025-12-04 at 09.16.25 (1)

 

Para o Professor Waldir, o resultado foi altamente positivo: “A meu ver, foi um projeto interessante, porque, entre outras coisas, levou, de forma fácil e acessível, informação sobre temas relevantes para a comunidade. E, a crer nos números, teve impacto significativo (milhares de visualizações, vários feedbacks)”.

 

A iniciativa permanece aberta para novas edições e colaborações, e o docente se colocou à disposição caso haja interesse em divulgar a experiência em outros canais de comunicação.