Desenvolver a criatividade através de atividades lúdicas incluindo leitura e escrita, esse é o objetivo do Projeto História na Praça, realizado pelas alunas do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC desde o ano de 2015. No último domingo, dia 26 de março, as estudantes do sétimo período realizaram a sua última edição do evento, trabalhando o conto: “A arca de Noé”, de Ruth Rocha.
De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Juliana Ienaco, o projeto, realizado na Praça Santa Rita, em Cataguases, leva à comunidade a arte de contar histórias. “As alunas tiveram duas semanas para escolherem um conto infantil, prepararem o figurino, construírem o cenário e ensaiar”, explicou.
Durante esses dois anos o projeto buscou ressaltar o papel das histórias infantis como fonte de descoberta de lugares, formas de agir, de desenvolvimento da ética, do bem estar físico, emocional e promover o crescimento da criança. “Foi possível através dessas atividades propiciar às alunas o desenvolvimento prático do papel de professor, despertar nas crianças o prazer de ouvir histórias, resgatar a contação de histórias, principalmente dos contos clássicos da literatura brasileira, desenvolver o gosto literário, fixar e ampliar o vocabulário e desenvolver a linguagem oral e escrita”, concluiu a Profa. Juliana.