No segundo semestre de 2021 o sétimo período do curso de Fisioterapia do Unis em Varginha, desenvolveu, na disciplina de Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), uma “Proposta de inovação de recursos sustentáveis para conduta fisioterapêutica”.
A inovação se tratou de uma manta utilizada durante a sessão de Equoterapia, que as alunas adaptaram uma alça para o praticante e um cinto que prende ao cavalo, além de um custo mais acessível à segurança durante a sessão. Para chegar ao produto final, as alunas fizeram uma pesquisa baseada em evidências com artigos, elaboraram um protótipo com a consultoria da fisioterapeuta e Profa. Fernanda Yamane que atua com Equoterapia, além de testes de segurança e a aceitação do cavalo com o produto.
O produto final foi entregue em março de 2022 ao Centro de Equitação e Equoterapia do Sul de Minas em Varginha (MG).
“A experiência da disciplina de PIC nos oportunizou ir além dos bancos da universidade, mas também de nos sentirmos responsáveis socialmente. Todo o momento da elaboração do projeto foi muito bom, mas a entrega da manta, a entrega do resultado do que pensamos durante o semestre, foi uma sensação muito boa!”, relata a aluna Esheley Firmiano de Paiva.
Sobre a Equosaúde
Atendendo à demanda municipal, em 2007 foi instituída a Equosaúde em Varginha, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, mantida financeiramente com os recursos oriundos das aulas de Equitação oferecidas pelo Centro Equestre, além de empresas e/ou pessoa física que apadrinham os candidatos com necessidades especiais na prática da Equoterapia.
Atualmente é uma parceira do Centro Universitário do Sul de Minas, onde provém o espaço para a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia no campo de Equoterapia.