A proposta tem como propósito capacitar os acadêmicos a disseminar informações sobre direitos e deveres de forma clara e acessível, fortalecendo o compromisso social da instituição e estimulando o engajamento cidadão entre os jovens.
O projeto busca integrar ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto na Resolução CNE/CES nº 7/2018, promovendo uma formação universitária completa e alinhada às demandas sociais. Para tanto, os alunos foram divididos em grupos de trabalho, responsáveis por desenvolver conteúdos sobre temas jurídicos de alta relevância para o público jovem, como:
Na primeira etapa do projeto houve a realização de pesquisa e foram desenvolvidos conteúdos sobre os temas designados, posteriormente houve a criação de uma cartilha direcionada aos alunos das escolas públicas e ao final, os grupos visitaram as escolas, realizando as apresentações para os jovens e distribuindo material de apoio. A culminância do projeto acontece no Grupo Unis, onde os grupos apresentarão suas experiências e cartilhas em uma mesa-redonda, momento dedicado à troca de
Mais do que um exercício acadêmico, o projeto oferece aos universitários a oportunidade de desenvolver competências essenciais para a atuação jurídica, como comunicação, didática, empatia e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, proporciona aos jovens das escolas públicas noções fundamentais de cidadania, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e participativos.
Com o “Direito na Escola: Cidadania em Foco para Jovens”, o Unis reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes e com o impacto social positivo nas comunidades onde atua. A iniciativa reforça o papel da universidade como agente de transformação, aproximando o conhecimento jurídico da realidade das escolas e fortalecendo a cidadania desde a juventude.
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