Projeto criado por alunos traz mais qualidade de vida a pacientes oncológicos
Um estudo realizado pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário do Sul de Minas pretende trazer mais benefícios aos pacientes com câncer. O projeto surgiu a partir de estudos sobre a atuação do profissional de Educação Física com pacientes oncológicos, e através das pesquisas selecionadas, eles perceberam que a atividade pode ser uma forte aliada no tratamento, reabilitação e, principalmente, de forma preventiva.
Foram verificadas as possibilidades de trabalho, os cuidados especiais e os benefícios proporcionados. As atividades contam com estímulo de flexibilidade, fortalecimento de musculatura, alongamentos, controle postural, além de ações de interação social, afetivo-sociais e de estímulo.
A Professora Silvana Diniz Gomes é a orientadora do projeto. Segundo ela, “a atividade física corretamente trabalhada e de maneira regular é de suma importância não só para pacientes oncológicos em tratamento, mas também para prevenção e reabilitação. Ela proporciona aos pacientes um efeito terapêutico e possui outros benéficos no diagnóstico e nas fases posteriores do tratamento”.
O projeto está ainda em fase de estudos, mas o objetivo é aprofundar o planejamento, e firmar uma parceria com Centros Oncológicos.