Professora do Grupo Unis defende Mestrado em Clínica Médica
A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas, Brunna Vilela, concluiu seu mestrado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. “Índice HOMA-Adiponectina como marcador substitutivo de resistência à insulina - Estudo Brasileiro de Síndrome Metabólica (BRAMS)” é o título da defesa.
O trabalho é resultado de um estudo multicêntrico (BRAMS), realizado em Três Corações - MG, Fortaleza - CE, Itu - SP e sediado em Campinas - SP. “O estudo conta atualmente com um banco de dados de aproximadamente 5.600 indivíduos. O principal objetivo do trabalho foi identificar o HOMA-AD como um método não invasivo, de baixo custo, de rápida obtenção e mais acurado no diagnóstico de resistência à insulina, levando em consideração o aumento exponencial no número de indivíduos identificados com diabetes tipo 2”, explica a professora.
Para a profissional, a identificação de ferramentas acuradas, de fácil acesso e baixo custo é fundamental para a prática clínica e estudos epidemiológicos, a fim de intensificar a prevenção de uma doença tão atual e com graves consequências, como o diabetes.
Brunna foi orientada pelo Prof. Dr. Bruno Geloneze, que atuou durante dois anos no Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes (LIMED), nas áreas de obesidade, avaliação da composição corporal, resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2. Além de Mestra em Clínica Médica, a Professora é especialista em Educação em Diabetes e atuou durante três anos na Associação de Diabéticos de Três Corações.