O Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) – o “Fórum de Macau” – foi criado em outubro de 2003, por iniciativa do Governo Central da China. O Fórum é organizado pelo Ministério do Comércio da China, com o apoio do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e em coordenação com nove Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Fórum de Macau é um mecanismo multilateral de cooperação intergovernamental focado no desenvolvimento econômico e comercial. Seus objetivos incluem consolidar
“Esses encontros podem viabilizar parcerias em diversas áreas, tanto com a Universidade de Macau quanto com o Fórum de Macau. Inicialmente, foi acordado com o Secretário-Geral Adjunto do Fórum de Macau, Prof. Dr. Danilo Afonso Henriques, e com o Prof. Dr. Francisco Leandro (Universidade de Macau), o desenvolvimento de um estudo científico conjunto sobre o Fórum de Macau”, afirmou o Prof. Dr. Rodrigo Franklin Frogeri.