O livro é publicado em um momento em que há uma rápida expansão da Gig Economy (economia informal ou de plataformas) que redefine o mercado de trabalho na Europa e no mundo.
De natureza multidisciplinar a obra explora, por meio de artigos científicos, as estruturas regulatórias em evolução que governam a Gig Economy na União Europeia (UE) e aborda o delicado equilíbrio que a Europa busca entre fomentar a inovação das plataformas digitais e garantir a justiça, a inclusão e a dignidade no trabalho.
De forma inovadora, o livro também foca no papel da Inteligência Artificial (IA) e da gestão algorítmica nas relações entre "plataformizados" e as plataformas da Gig Economy. O texto revela o duplo impacto da IA, que atua tanto como um mecanismo de eficiência quanto de vigilância e precariedade no trabalho.
De acordo com o Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, o livro é um recurso valioso para acadêmicos, reguladores, formuladores de políticas e representantes de organizações de trabalhadores, inspirando a busca por um futuro de trabalho digital inclusivo e justo.
Saiba mais sobre o livro em: https://www.igi-global.com/book/regulating-gig-economy-european-union/384849