Professor do Unis participa de Missão Técnica em Maringá
O professor Pedro dos Santos Portugal Júnior, coordenador do Departamento de Pesquisa e docente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Grupo Unis, participou entre os dias 11 e 13 de abril de uma Missão Técnica do SEBRAE-MG no município de Maringá (PR).
A missão técnica contou com a participação de consultores do SEBRAE-MG, prefeitos, secretários municipais, vereadores, membros de entidades, instituições e cooperativas do Sul de Minas. O objetivo foi conhecer todo o ecossistema de desenvolvimento e inovação da cidade de Maringá, que já se tornou uma referência para outros municípios brasileiros.
Na ocasião, a comitiva visitou locais como a Associação Comercial de Maringá, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do município, uma instituição de ensino superior, uma aceleradora de startups, a prefeitura, uma cooperativa agropecuária, o SEBRAE local e uma incubadora tecnológica de projetos. Em todos os locais houve uma palestra e demonstração das instituições visitadas, bem como a troca de experiências e ideias que podem ser aplicadas no Sul de Minas.
“Participar de uma missão técnica como esta foi importante para entender os processos de desenvolvimento e inovação de Maringá e verificar possibilidades de replicação na realidade dos municípios sul mineiros”, afirmou o professor Pedro.
Uma das experiências mais marcantes da missão foi compreender a importância de planos de desenvolvimento de longo prazo, construídos no âmbito do conselho municipal e com ampla participação da sociedade civil organizada. Tais planos traçam as diretrizes que são seguidas pelo executivo municipal independente de alternâncias dos gestores públicos. “Ações como essas possuem estreita ligação com o que já debatemos em nosso Mestrado e tratamos em nosso Departamento de Pesquisa, como no caso do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha (PDEV). Dessa forma, nota-se o importante papel do Unis no auxílio aos municípios no planejamento do desenvolvimento em parceria com instituições como o SEBRAE”, finalizou o professor Pedro.